Artigo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN TIPOGRÁFICO HEBRAICO: UM APARENTE PARADOXO ENTRE SIMPLICIDADE E COMPLEXIDADE

Silva, Sérgio Luciano da ;

Artigo:

Este artigo, apoiado nos estudos dos historiadores Richard Goerwitz e John Man e nas pesquisas dos especialistas em tipografia Ada Yardeni, Misha Beletsky e Yannis Haralambous, procede a uma análise diacrônica da escrita hebraica, com ênfase na história da tipografia e na cultura, em sua conexão com os rumos do mercado internacional de produção de fontes tipográficas. A partir da solução de um aparente paradoxo associado às características do hebraico, procura sintetizar e estabelecer critérios que regem essa escrita em sua forma tipográfica atual. O objetivo e contribuição principal deste trabalho são avançar sobre a formação de uma dinâmica metodológica que regula o design tipográfico multiescrita, indo além das fronteiras dos alfabetos, e subsidiar os designers com fundamentos do hebraico que estão formal e culturalmente mais distantes da tipografia ocidental.

Artigo:

This paper, based on the studies of the historians Richard Goerwitz and John Man and on the researches of the typography specialists Ada Yardeni, Misha Beletsky, and Yannis Haralambous, proceeds to a diachronic analysis of the Hebrew script, with emphasis on the history of typography and on culture, also regarding its connection with the international market for the production of typographic fonts. From the solution of an apparent paradox associated with features of Hebrew script, this paper synthesizes and establishes criteria that rule this script in its present typographic form. Moreover, the aim of this work is to improve the methodological dynamics that regulates multi‐script typeface design, going beyond the boundaries of alphabets, and its main contribution is to provide foundation to the designers with Hebrew grounds that are formally and culturally distant from Western typography.

Palavras-chave: Design tipográfico, Design de faces hebraicas, Tipografia multiescrita, História da tipografia., Typeface design, Hebrew typeface design, Multi‐script typography, History of typography.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00964

Referências bibliográficas
  • [1] BELETSKY, Misha. Ẓvi Narkiss and Hebrew type design. In: BERRY, John D. (Org.). Language Culture Type: international type design in the age of Unicode. New York: ATypI Andamp; Graphis, 2002. p. 91‐106.
  • [2] BRINGHURST, Robert. A forma sólida da linguagem: um ensaio sobre escrita e significado. Tradução Juliana A. Saad . São Paulo: Editora Rosari, 2006. 85 p.
  • [3] DANIELS, Peter T. et al. The World’s Writing Systems. New York: Oxford University Press, 1996. 968 p.
  • [4] GOEERWITZ, Richard. The Jewish Scripts. In: Daniels, Peter T. et al. The World’s Writing Systems. New York: Oxford University Press, 1996. p. 487‐498.
  • [5] HARALAMBOUS, Yannis. Typesetting the Holy Bible in Hebrew, with TEX. 1994. 18 p. TUGboat ‐ The Communications of the TeX Users Group ‐ 15:3, September 1994. Disponível em:Andlt;http://www.tug.org/TUGboat/tb15‐3/tb44haralambous‐hebrew.pdfAndgt; Acesso em: 03 mar. 2012.
  • [6] HAVELOCK, A. Eric. A revolução da escrita na Grécia e suas consequências culturais. Tradução. Ordep José Serra. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1994. 372 p.
  • [7] LALOU, Frank. Calligraphie hebraïque: initiation. Hamburg: Editions Fleurus, 2004. 80 p.
  • [8] MAN, John. A História do Alfabeto: como 26 letras transformaram o mundo ocidental. Tradução de Edith Zonenschain. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações S. A., 2002. 264 p.
  • [9] SILVA, S. L.; LANA, S.L.B.; SILVA, S. A. Considerações metodológicas sobre design tipográfico em multiescrita. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010, São Paulo. Anais... p. 2233 ‐ 2240. Disponível em: Andlt;http://blogs. anhembi.br/congressodesign/anais/consideracoes‐metodologicas‐sobre‐design‐ tipografico‐em‐multiescritaAndgt; Acesso em: 24 mar. 2011.
  • [10] SILVA, S.L.; SILVA, S. A. Influências latinas na tipografia grega: análise histórica e abordagem não predatória de projetos multiescrita. Infodesign (SBDI. Online), v. 7, p. 27‐39, 20 Disponível em: Andlt;http://www.infodesign.org.br/revista/index.php/ infodesign/article/view/97Andgt; Acesso em: 13 fev. 2011.
  • [11] SILVA, S.L.; SILVA, S. A.; LANA, S.L.B. O design simultâneo e incremental em projetos tipográficos multiescrita. In: 5º CIDI ‐ Congresso Internacional de Design da Informação, 2011, Florianópolis. Anais... 1 CD‐ROM.
  • [12] SILVA, S.L. Incorporando a tipografia cirílica à metodologia do design multiescrita In: 6º CIDI ‐ Congresso Internacional de Design da Informação, 2013, Recife. Anais... p. 1440‐ 1447. Disponível em: Andlt; http://dx.doi.org/10.5151/designpro‐CIDI‐135 Andgt; Acesso em 02 ago. 2014.
  • [13] TOLEDO, Sivan; ROSENBERG, Zvika. Experience with OpenType font production. 2003. 12
  • [14] p. TUGboat ‐ The Communications of the TeX Users Group ‐ 24:3, 2003 Disponível em: Andlt;http://www.tug.org/TUGboat/Articles/tb24‐3/toledo.pdfAndgt; Acesso em: 09 out. 2010.
  • [15] UNICODE, Consortium. The Unicode Standard Version 5.2. 2009. 656 p. Disponível em: Andlt;http://www.unicode.org/versions/Unicode5.2.0/UnicodeStandard‐5.2.zipAndgt;. Acesso em: 22 abr. 2011.
  • [16] YARDENI, Ada. The book of hebrew script: history, palaeography, script styles, calligraphy Andamp; design. Jerusalem: The British Library Andamp; Oak Knoll Press, 2002. 355 p.
Como citar:

Silva, Sérgio Luciano da; "DESIGN TIPOGRÁFICO HEBRAICO: UM APARENTE PARADOXO ENTRE SIMPLICIDADE E COMPLEXIDADE", p. 135-145 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00964

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações