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Design, ética e responsabilidade social.

Design, ethics and social responsibility.

ZARUR, Ana Paula ; NIEMEYER, Lucy ;

Artigo:

No contexto contemporâneo, o design é frequentemente levado a assumir a função de ferramenta estratégica para o estímulo ao consumo. Com isso, uma atividade que tem potencial para produzir bem-estar e qualidade de vida corre um grande risco de contribuir para aceleração do descarte, com correspondente impacto ambiental negativo, e a para permanência da desigualdade social. A situação seria desoladora se não houvesse alternativas para a prática do design, caminhos que apresentam uma saída para aqueles que anseiam pela constituição de um design ético. As competências do campo podem ser direcionadas para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e inclusivas, que promovam valores coletivos e ajudem a fomentar o estabelecimento de uma sociedade mais justa. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que os designers se conscientizem que suas escolhas possuem um caráter político e reconheçam que sua atuação no campo implica em responsabilidade social.

Artigo:

In the current context, the design often assumes the role of a strategic tool to stimulate consumption. Thereby, an activity that has potential to enhance well-being and life quality take the plunge of contributing to contribute to acceleration of the discard, with corresponding negative environmental impact, and to permanence of social inequality. The situation would be devastating if there were no other alternatives for the practice of design, ways that offer an outlet for those who long for the constitution of an ethical design. Field competencies can be directed towards the development of sustainable and inclusive solutions that promote collective values ​​and help foster the establishment of a more just society. However, to make this happen, it is necessary for designers to realize that their choices have a political character and recognize that their performance in the field implies social responsibility.

Palavras-chave: Design de Produto; Consumo; Ética.,

Palavras-chave: Product design; Consumption; Ethic.,

DOI: 10.5151/ped2022-8957614

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Como citar:

ZARUR, Ana Paula; NIEMEYER, Lucy; "Design, ética e responsabilidade social.", p. 704-718 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-8957614

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