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Design Thinking, uma abordagem aplicada à formação docente de EPT

Design Thinking, an approach applied to EPT Teacher Training

Morgerot, Cleide Luciane ; Lemos, Helen Denise Daneres ;

Artigo:

Este artigo resultou de pesquisa realizada em curso de Pós-graduação, quando se experienciou a aplicação do Design Thinking (DT) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a fim de desenvolver essa aplicação como estímulo à criatividade e inovação em sala de aula, investigando as etapas de reconhecimento, estruturação, organização e desenvolvimento, de forma colaborativa, com um grupo de professores da EPT. A experiência foi vivenciada em cinco etapas, propostas pela empresa IDEO – descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução, que perpassaram por identificar o desafio, pensar, discutir e desenvolver soluções e estratégias, buscar inspirações e significados, transformar insights em oportunidades e aprimorar os métodos de ensino-aprendizagem do cotidiano docente da EPT. A pesquisa foi qualitativa de análise exploratória, por meio da pesquisa-ação. Os objetivos estabelecidos para a aplicação do DT na EPT foram cumpridos com êxito. Almeja-se que este estudo seja fonte de inspiração e estímulo para futuras pesquisas.

Artigo:

This article is the result of research carried out in a postgraduate course, which experimented with the application of Design Thinking (DT) in Professional and Technological Education (EPT), with the aim of developing such application as a stimulus to creativity and innovation in the classroom, analysing the stages of recognition, structuring, organization and development in a collaborative way, with a group of PTE teachers. The experiment was conducted across five stages proposed by the IDEO company – discovery, interpretation, ideation, experimentation and evolution, which involved identifying the challenge, thinking, discussing and developing solutions and strategies, seeking inspiration and meaning, transforming insights into opportunities and improving the teaching-learning methods of PTE teachers’ daily routine. The research was qualitative with exploratory analysis, through research-action. The objectives set for the application of DT in PTE were successfully accomplished. It is hoped that this work will serve as a source of inspiration and stimulus for future research.

Palavras-chave: Design Thinking; Educação Profissional e Tecnológica; Métodos de Ensino-aprendizagem.,

Palavras-chave: Design Thinking; Professional and Thechnological Education; Teaching Learning Methods.,

DOI: 10.5151/ped2022-4537858

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Como citar:

Morgerot, Cleide Luciane; Lemos, Helen Denise Daneres; "Design Thinking, uma abordagem aplicada à formação docente de EPT", p. 3459-3474 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4537858

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