Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design Thinking e Educação: cooperar para aprender

Design Thinking e Educação: cooperar para aprender

Locatelli, Ederson Luiz; Jaeger, Caroline de Andrade;

Resumo:

Este trabalho visa abordar uma proposta metodológica pautada na conexão entre o Design e a Educação, para possibilitar práticas criativas e colaborativas que favoreçam a aprendizagem dos alunos. Para isso, será apresentada a metodologia do Design Thinking (Brown, 2010). Este trabalho tem como objetivo principal compreender como esta metodologia pode contribuir para a aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de questionários e do desenvolvimento de um workshop com alunos de uma turma de quinto ano de uma escola estadual do município de Taquara. Com isso, a pesquisa pôde identificar a efetividade dessa abordagem no campo da Educação, a qual contribui de forma significativa para o desenvolvimento da criatividade, estimulando a cooperação em práticas coletivas e construindo, a partir das habilidades propostas, a aprendizagem dos alunos.

Resumo:

Este trabalho visa abordar uma proposta metodológica pautada na conexão entre o Design e a Educação, para possibilitar práticas criativas e colaborativas que favoreçam a aprendizagem dos alunos. Para isso, será apresentada a metodologia do Design Thinking (Brown, 2010). Este trabalho tem como objetivo principal compreender como esta metodologia pode contribuir para a aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de questionários e do desenvolvimento de um workshop com alunos de uma turma de quinto ano de uma escola estadual do município de Taquara. Com isso, a pesquisa pôde identificar a efetividade dessa abordagem no campo da Educação, a qual contribui de forma significativa para o desenvolvimento da criatividade, estimulando a cooperação em práticas coletivas e construindo, a partir das habilidades propostas, a aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: design; educação; aprendizagem,

Palavras-chave: design; educação; aprendizagem,

DOI: 10.5151/ped2018-2.2_AIC_01

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Locatelli, Ederson Luiz; Jaeger, Caroline de Andrade; "Design Thinking e Educação: cooperar para aprender", p. 6083 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.2_AIC_01

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações