Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design Thinking como ferramenta de Inclusão Social e diferencial competitivo nas Associações Agrícolas no Cariri Cearense.

Design Thinking as a tool for Social Inclusion and competitive differential in the Agricultural Associations in Cariri Cearense.

CASTEIÃO, André Luiz; XENOFONTE, Felipe; MELO, Magdala;

Artigo:

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET), do Curso de Design de Produto da Universidade Federal do Cariri, em parceria com o Instituto Agropólos/CE e a Enactus, no desenvolvimento de uma marca para os associados do Sítio Boa Esperança, produtores de óleo de Babaçu e Macaúba. Primeiramente, expõem-se o referencial teórico e os métodos adotados. O Design Thinking como método de inclusão social e as teorias de Papanek e Margolin afirmam que a melhoria de vida não se traduz apenas com o incremento da renda, mas também por meio da incorporação de valores socioambientais que promovam o desenvolvimento sustentável das comunidades que participaram deste projeto. Os resultados finais demonstraram que as metodologias do Design Thinking possibilitaram a Inclusão Social por meio da integração da população no desenvolvimento de produtos sustentáveis.

Artigo:

This work aims to report on the experience of the students of the Tutorial Education Program (PET), the Product Design Course of the Federal University of Cariri, in partnership with Instituto Agropolos / CE and Enactus, in the development of a brand for the associated of Sitio Boa Esperança, producers of Babaçu and Macaúba oil. Firstly, the theoretical framework and the adopted methods are exposed. Design Thinking as a method of social inclusion and the theories of Papanek and Margolin affirm that the improvement of life is not only reflected in the increase of income, but also through the incorporation of socio-environmental values that promote the sustainable development of the communities that participated in this project. The final results demonstrated that the methodologies of Design Thinking made possible the Social Inclusion through the integration of the population in the development of sustainable products.

Palavras-chave: design thinking; inclusão social; co-criação; educação tutorial,

Palavras-chave: design thinking; social inclusion; co- creation; tutorial education,

DOI: 10.5151/ped2018-5.2_PTE_01

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

CASTEIÃO, André Luiz; XENOFONTE, Felipe; MELO, Magdala; "Design Thinking como ferramenta de Inclusão Social e diferencial competitivo nas Associações Agrícolas no Cariri Cearense.", p. 5917-5925 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-5.2_PTE_01

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações