Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN, SUVENIR E CULTURA: ABRANGÊNCIAS DA EXPERIÊNCIA TURÍSTICA

Barbosa, Ana Carolina de Moraes Andrade; Cavalcanti, Virgínia Pereira;

Artigo Completo:

Este ensaio discute a relação que um forasteiro estabelece com o espaço turístico e os artefatos que se propõem a transportar a memória da experiência vivida, delimitados nesta ocasião como os suvenires. Para isto, buscou-se apreender os valores identitários construídos do lugar na memória coletiva, através dos monumentos como materialização da história e elementos urbanos de significação social. Foi traçada uma análise entre conceitos contemporâneos que contextualizam esse tema, sendo eles históricos, morfológicos e significativos relacionados aos espaços turísticos, à cultura territorial e ao suvenir. O resultado desta busca sistemática pelo conhecimento ampliado das evidências existentes permitiu o debate também de assuntos complementares como produtos de terroir, memória coletiva do lugar, design e seu caráter globalizado e integrador das abordagens.

Artigo Completo:

Palavras-chave: cultura; território; turismo; suvenir e design.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0305

Referências bibliográficas
  • [1] AURIER, P., FORT F., and SIRIEIX, L.. Exploring terroir product meanings for the consumer. Anthropology of Food, 2005.
  • [2] BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo, Edgard Blucher, 2011.
  • [3] HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade. Trad. Por Tomaz T. da Silva e Guacira L. Louro. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1997. Título original: The questiono f cultural identity.
  • [4] HORODYSKI, Graziela Scalise Horodyski; MANOSSO, Franciele Cristina; GÂNDARA, José M. G. A Pesquisa Narrativa na Investigação das Experiências Turísticas Relacionadas ao Consumo de Souvenirs: uma abordagem fenomenológica. Turismo em Análise. Vol. 25, n. 1, abril 201
  • [5] ____. Conceitos e Abrangência do Souvenir na Dinâmica do Espaço Turístico: O Caso de Curitiba – PR. Revista Turismo Visão e Ação – Eletrônica, Vol. 15 - no 1 - p. 130–143 / jan-abr 2013.
  • [6] KRUCKEN, Lia. Competências para o design na sociedade contemporânea. Cadernos de Estudos Avançados em Design. Belo Horizonte : Santa Clara : Centro de Estudos Teoria, Cultura e Pesquisa em Design. Caderno 2, v. 1. UEMG, 2008.
  • [7] KATAN; David. Translating the tourist gaze: from heritage and ‘culture’ to actual encounter. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural. Vol. 10 No 4. Special Issue. págs. 83-95. 2012.
  • [8] LENGKEEK, Jaap; The Authenticity Discourse of Heritage. Frontiers of the Roman Empire. The European Dimensiom of a World Heritage Site. 200 Historic Scotland: Edinburg, pp. 37 -53.
  • [9] LLIPINAR, Gursel; PARKMAN, Ian D. Design Culture as a Strategic orientation in new product development: a cross cultural study. International Journal of Research in Finance and Marketing, Vol. 1, No. 4, pp. 1-24, 2011.
  • [10] MASCÊNE, Durcelice Cândida; TEDESCHI, Maurício. Termo de referência: atuação do Sistema SEBRAE no artesanato. Brasília: SEBRAE, 20 Disponível em: Acesso em: 12 nov. 20
  • [11] OSBORNE, Brian S. Landscapes, Memory, Monuments, and Commemoration: Putting Identity in its Place. Academic Journal. Canadian Ethnic Studies; 2001, Vol. 33 Issue 3, p39.
  • [12] PINE II, B.J.; GILMORE, J.H. The Experience Economy – work is theatre & every business a stage. Massachusetts: Ed. Harvard Business School Press, 1999.
  • [13] RENEE, Wirth; FREESTONE, Robert. Tourism, heritage and authenticity: State-assisted cultural commodification in suburban Sydney, Australia. Perspectivas Urbanas/Urban Perspectives. 2003, núm. 3.
  • [14] SANTAELLA, Lúcia. Culturas e Artes do Pós-Humano. Da cultura das mídias à cibercultura. Paulus. São Paulo, 2003.
  • [15] SILVA; Emanuelle K. R. da. Design e artesanato: um diferencial cultural na indústria do consumo. Actas de Diseño. Diseño en Palermo. Encuentro Latinoamericano de Diseño. Ano IV, Vol. 7, Buenos Aires, Argentina. 2009.
  • [16] TERZIYSKA, Llinka. Interpretations of Authenticity in Tourism. Science&Research, vol. 4, 2012.
  • [17] WANG, N. Rethinking Authenticity in Tourism Experience. Annals of Tourism Research, V. 26, n. 2, 1999.
Como citar:

Barbosa, Ana Carolina de Moraes Andrade; Cavalcanti, Virgínia Pereira; "DESIGN, SUVENIR E CULTURA: ABRANGÊNCIAS DA EXPERIÊNCIA TURÍSTICA", p. 3552-3560 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0305

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações