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DESIGN SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO DAS SALAS DE AULA DA FUNDAÇÃO CASA

Mira, Fabrício; Mantova, Ana Renata; Lago, Lílian; Curimbaba, Rodrigo Gomes; Pinheiro, Olympio José;

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A partir da segunda metade do século passado, o design passou a incluir no seu âmbito de atuação várias possibilidades de ação social. Muito mais do que gerar lucro para a indústria, o designer passa a atuar como um agente de transformação social, aplicando seus conhecimentos para minimizar problemas de grupos menos favorecidos. Com base nisso, este projeto tem como público-alvo adolescentes que se envolveram na criminalidade e hoje cumprem ações socioeducativas na Fundação CASA. O objetivo é investigar de que forma os estímulos visuais do ambiente das salas de aula atuam sobre os adolescentes e quais as possibilidades de intervenção, visando contribuir com o foco, a disposição e um melhor desempenho dos alunos durante atividades de aprendizagem. Tendo em vista a necessidade de construção de novas unidades da Fundação CASA, devido ao quadro de superlotação que o sistema apresenta atualmente, ressalta-se a importância de futuros estudos levarem estas reflexões à fase preliminar de projeto das futuras unidades.

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Palavras-chave: design social; design de superfícies; percepção visual.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0276

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Como citar:

Mira, Fabrício; Mantova, Ana Renata; Lago, Lílian; Curimbaba, Rodrigo Gomes; Pinheiro, Olympio José; "DESIGN SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO DAS SALAS DE AULA DA FUNDAÇÃO CASA", p. 3217-3226 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0276

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