Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN, PONTO DE VISTA E PERSPECTIVAS: SOBRE A CULTURA DO PROJETO, EDUCAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Riccetti, Teresa Maria; Martins, Nara Silvia Marcondes; Ogasawara, Luís Alexandre F.;

Artigo Completo:

A pesquisa desenvolvida por docentes e discentes da Universidade Presbiteriana Mackenzie com fomento do MackPesquisa, no período de março de 2015 a maio de 2016 teve como escopo compreender o status quo do design, no contexto da nossa realidade social, econômica e cultural. Delinear proposições sob as futuras fronteiras do sistema design e prospectar as áreas que serão relevantes à atuação profissional para as próximas décadas. A relevância em discutir o sistema design diante da atual configuração tem por intuito gerar uma contribuição condizente com a dinâmica contemporânea que possibilite nortear a construção de futuros caminhos pedagógicos, investigativos e profissionais; provendo dados para incrementar a prática docente e o aprendizado discente de um campo em permanente evolução, como a do design.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design; Cultura do Projeto; Atuação Profissional; Ensino.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0219

Referências bibliográficas
  • [1] BERNADES, Pedro P. D. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.
  • [2] BRAGA, Marcos C. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.
  • [3] BRANZI, Andrea. Introduzione al design italiano uma modernita incompleta. Milano: Baldini&Castoldi, 1999.
  • [4] CAMPOY, Rafael. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.
  • [5] CAPETO, Rodolfo R. S. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 201
  • [6] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
  • [7] CURCIO, Gustavo. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.
  • [8] DE FUSCO, Renato. Design 2029, ipotesi per il prossimo futuro. Milano: Franco Angeli, 2012.
  • [9] GIORGI, G. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.
  • [10] HARADA, Fernanda J. B. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.
  • [11] LIN, Gloria. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.
  • [12] MAGER, Gabriela B. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.
  • [13] MARGOLIN, Victor. Design e risco de mudança. Matosinhos: Verso da História, 2014.
  • [14] MORACE, F. O que é o futuro? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013.
  • [15] NASCIMENTO, Myrna A. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 20
  • [16] SILVA, J.C.R.P da; Et al. O futuro do design no Brasil. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
  • [17] SOUSA, Cesar R. M. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa Design, Ponto de Vista e Perspectiva: sob a cultura do projeto, educação e atuação profissional. São Paulo, 2015.
  • [18] TRABUCCO, Francesco. Design. Torino: Bollati Boringhieri, 2015.
Como citar:

Riccetti, Teresa Maria; Martins, Nara Silvia Marcondes; Ogasawara, Luís Alexandre F.; "DESIGN, PONTO DE VISTA E PERSPECTIVAS: SOBRE A CULTURA DO PROJETO, EDUCAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL", p. 2558-2569 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0219

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações