Resumo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN PARTICIPATIVO NO PROJETO DE SINALIZAÇÃO DOS CIRCUITOS DAS ÁGUAS PARA O LABORATÓRIO PRIMAR

Kafensztok, Marcia ; Rosa, José Guilherme Santa ;

Resumo:

O desenvolvimento de um projeto de sinalização de um complexo sistema de captação e filtração de água estuarina, para um laboratório de reprodução de ostras, apresenta-se como um desafio, na medida em que precisa propiciar facilidade de leitura e compreensão de todos que necessitem opera-lo. A partir de um processo de design participativo, que reconhece nos usuários o conhecimento tácito e empírico das atividades de abastecimento das águas para o laboratório, este trabalho tem por objetivo expor a metodologia adotada para coleta de informações e construção do projeto de sinalização. O foco é na atuação do designer e no seu papel de mediação, interação e construção do Manual de Procedimentos Operacionais e do projeto de sinalização, sua implementação e verificação de operação.

Artigo selecionado para publicação na Strategic Design Research Journal (http://revistas.unisinos.br/index.php/sdrj)  — Disponível em breve 

Resumo:

PDF disponível em breve

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0082

Referências bibliográficas
Como citar:

Kafensztok, Marcia; Rosa, José Guilherme Santa; "DESIGN PARTICIPATIVO NO PROJETO DE SINALIZAÇÃO DOS CIRCUITOS DAS ÁGUAS PARA O LABORATÓRIO PRIMAR", p. 958-968 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0082

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações