Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design participativo como ferramenta metodológica no desenvolvimento de interface para sistema auxiliar em programas de assistência estudantil

Design participativo como ferramenta metodológica no desenvolvimento de interface para sistema auxiliar em programas de assistência estudantil

SILVA, Gabriel Guedes Barbosa ;

Artigo:

O presente artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um sistema para a Universidade Federal de Campina Grande, no qual, visa tornar os processos de seleções de bolsas de assistência estudantil mais eficientes, transparentes e democráticos, auxiliando dessa forma, tanto os alunos quanto as assistentes sociais da instituição. A construção da plataforma em questão foi feita durante um projeto de desenvolvimento tecnológico realizado pelo grupo de pesquisa DeSiDes, no qual, foi fundado pelo departamento de engenharia de produção da própria instituição de ensino. Além disso, para que o sistema alcançasse os resultados esperados, utilizou-se dos conceitos promovidos pelo design participativo a fim de estruturar a metodologia do projeto, na qual, foi dividida em 3 etapas, sendo elas: coleta e tratamento de informações; prototipação e testagem da plataforma; ajustes finais e registro do sistema. Por fim, após a conclusão das etapas, a plataforma foi oficialmente disponibilizada para o uso dos alunos e profissionais da instituição, já alcançando, nos momentos iniciais de sua implementação, os resultados esperados pelo grupo de desenvolvimento.

Artigo:

O presente artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um sistema para a Universidade Federal de Campina Grande, no qual, visa tornar os processos de seleções de bolsas de assistência estudantil mais eficientes, transparentes e democráticos, auxiliando dessa forma, tanto os alunos quanto as assistentes sociais da instituição. A construção da plataforma em questão foi feita durante um projeto de desenvolvimento tecnológico realizado pelo grupo de pesquisa DeSiDes, no qual, foi fundado pelo departamento de engenharia de produção da própria instituição de ensino. Além disso, para que o sistema alcançasse os resultados esperados, utilizou-se dos conceitos promovidos pelo design participativo a fim de estruturar a metodologia do projeto, na qual, foi dividida em 3 etapas, sendo elas: coleta e tratamento de informações; prototipação e testagem da plataforma; ajustes finais e registro do sistema. Por fim, após a conclusão das etapas, a plataforma foi oficialmente disponibilizada para o uso dos alunos e profissionais da instituição, já alcançando, nos momentos iniciais de sua implementação, os resultados esperados pelo grupo de desenvolvimento.

Palavras-chave: design participativo; interface; experiência; assistência,

Palavras-chave: design participativo; interface; experiência; assistência,

DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-66

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

SILVA, Gabriel Guedes Barbosa; "Design participativo como ferramenta metodológica no desenvolvimento de interface para sistema auxiliar em programas de assistência estudantil", p. 1022-1035 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-66

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações