Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design para sustentabilidade. O estado da arte das instituições brasileiras de ensino superior.

Design for sustainability. State of the art in brazilian undergraduate courses

Tecchio, Pedro P. V. ; Martins, Diogo A. ;

Resumo:

O modelo desenvolvimentista vinculado à produção industrial foi responsável em dois séculos por uma expressiva redução de muitos recursos não renováveis. A ideia de que o design, enquanto campo de conhecimento, é partícipe notável deste contexto se apresenta ao menos desde a década de 70 e foi corroborada por importantes autores como Victor Papanek, Gui Bonsiepe, Ezio Manzini, Michael Braungart e Janis Birkeland. Ao encontro desse conceito, estudos da World Design Organization (WDO) mostram que cerca de 80% dos custos ambientais de um produto, serviço ou sistema são gerados na fase de projeto. Com base nessas questões, a presente pesquisa procura apresentar uma compreensão da abordagem do ensino de design para a sustentabilidade em cursos brasileiros de graduação da área. A partir de um conjunto de dados obtidos em documentos oficiais públicos das Instituições de Ensino Superior (IES) pesquisadas no Brasil e na Europa, além de um levantamento bibliográfico de publicações científicas contemporâneas relevantes, este artigo utiliza ferramentas de análise de discurso para mapear a recorrência e articulação entre os documentos. Os resultados apresentam o estado da arte da educação em design para a sustentabilidade no Brasil em comparação com as instituições educacionais europeias e a agenda da comunidade científica.

Resumo:

During two centuries the development model based on industrial production was responsible for a significant reduction of many non-renewable resources. The idea of design as a field of knowledge has been a notable participant of this context which started in the 1970s and since that it has been corroborated by some leading authors, such as Victor Papanek, Gui Bonsiepe, Ezio Manzini, Michael Braungart and Janis Birkeland.

Palavras-chave: design para sustentabilidade; ensino em design; ensino para sustentabilidade,

Palavras-chave: design for sustainability; design education; education for sustainability,

DOI: 10.5151/3spgfauusp-3SPDesign_33

Referências bibliográficas
Como citar:

Tecchio, Pedro P. V. ; Martins, Diogo A.; "Design para sustentabilidade. O estado da arte das instituições brasileiras de ensino superior.", p. 33 . In: Anais do 3º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/3spgfauusp-3SPDesign_33

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações