Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design para Serviços que incluem: Equiparação e tradução de serviços excludentes em serviços acessíveis e inclusivos

Design for Services that include: Equating and translating exclusionary services into accessible and inclusive ones

NORMANDI, Diego ; TARALLI, Cibele Haddad ;

Artigo:

Este trabalho integra pesquisa de doutorado que propõe o acesso e a inclusão de pessoas com deficiência em sessões inclusivas de cinemas, por meio de abordagem inerente ao Design de Serviço. A partir de discussões a respeito de temas como Acessibilidade, Inclusão, Desenho Universal, Cinema, Legislação brasileira e Design de Serviço (ou Design para Serviço), propomos um framework capaz de avaliar e traduzir serviços considerados excludentes em serviços acessíveis ou inclusivos. Utilizamos um dos princípios que compõem o Desenho Universal – a equiparação. Nesse sentido, ponderamos que, mesmo compreendendo o Desenho Universal como uma proposta que tende à utopia, a equiparação de serviços pode ser alcançada a partir da execução de etapas apoiadas em métodos de investigação, proposição, prototipação, avaliação e validação utilizadas pelas abordagens do Design, Design de Serviço (ou Design para Serviço). Consideramos, assim, que a acessibilidade é um processo que pode ser avaliado e oferecido via artefatos físicos e/ou digitais, e procedimentos iterativos entre atores humanos, digitais e ambientais. Enquanto que a Inclusão se dá em um cenário mais amplo, e sistêmico, que vai além do que o próprio serviço a ser traduzido/equiparado oferece durante sua fruição. O método de Equiparação para Serviços que Incluem é baseado nas seguintes etapas: [1] avaliação contextual, [2] identificação de barreiras e restrições, [3] cocriação de soluções, [4] avaliação de viabilidade de soluções, [5] prototipação de soluções, [6] testes, avaliação e validação de protótipos/soluções, [7] lançamento de propostas.

Artigo:

This paper integrates doctoral research that proposes the access and inclusion of people with disabilities in inclusive movies theaters, through an approach regard to Service Design. Based on topics such as Accessibility, Inclusion, Universal Design, Cinema, Brazilian legislation and Service Design (or Design for Services), we propose a framework that aims to evaluate and translate services considered exclusionary into accessible or inclusive ones. We use a principle that supports the Universal Design – the equivalence. In this sense, we consider that, even understanding Universal Design as a proposal that tends towards utopia, the equalization of services can be achieved through the execution of steps supported by methods of investigation, proposition, prototyping, evaluation and validation used by Design and Service Design (or Design for Service) approaches. We consider accessibility is a process that can be evaluated and offered via physical and/or digital artifacts, and interactive procedures between human and digital actors in an environment. By other hand Inclusion takes place in a broader and systemic scenario, which goes beyond what the service to be translated/equated offers during its enjoyment. The Equating Method for Services that Include is based on the following steps: [1] contextual assessment, [2] identification of barriers and constraints, [3] co-creation of solutions, [4] assessment of feasibility of solutions, [5] prototyping of solutions, [6] testing, evaluation and validation of prototypes/solutions, [7] launching proposals.

Palavras-chave: Design de serviço, Inclusão, Pessoa com deficiência, Metodologia, Equiparação.,

Palavras-chave: Service design, Inclusion, People with disabilities, Methodology, Equivalence.,

DOI: 10.5151/5spdesign-22

Referências bibliográficas
  • [1] FISK, Raymond P.; DEAN, Alison M.; ALKIRE (NÉE NASR), Linda; JOUBERT, Alison; PREVITE, Josephine; ROBERTSON, Nichola; ROSENBAUM, Mark Scott. Design for service inclusion: creating inclusive service systems by 2050. Journal of Service Management, [S. l.], v. 29, n. 5, p. 834–858, 2018. DOI: 10.1108/JOSM-05-2018-012
  • [2] JOHN CLARKSON, P.; COLEMAN, Roger. History of inclusive design in the UK. Applied Ergonomics, [S. l.], v. 46, n. PB, p. 235–247, 2015. DOI: 10.1016/j.apergo.2013.03.00 Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.apergo.2013.03.00
  • [3] STEINFELD, Edward; MAISEL, Jordana L. Universal design : creating inclusive environments. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2012.
  • [4] STICKDORN, Marc; LAWRENCE, Adam; HORMESS, Markus; SCHNEIDER, Jakob. This is service design doing - Applying service design thinking in the real world. Sebastopol: O’Reilly, 2018.
Como citar:

NORMANDI, Diego; TARALLI, Cibele Haddad; "Design para Serviços que incluem: Equiparação e tradução de serviços excludentes em serviços acessíveis e inclusivos", p. 41-42 . In: Anais do 5º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/5spdesign-22

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações