artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design para o cinema: metodologia de design de produto no projeto de objetos cinematográficos

Design for film production: product design methodology for the development of cinematographic objects

ANDRADE, Ana Paula Romero ; XAVIER, Silvia Resende ;

artigo:

Este trabalho tem como objetivo principal o estudo da aplicação da metodologia de design de produto na concepção e desenvolvimento de um objeto para uma produção cinematográfica. A metodologia desta pesquisa compreende a revisão de literatura, a realização de um projeto-modelo, a análise dos dados das pesquisas teórica e empírica, e a síntese de resultados. Nesse estudo, observa-se que a aplicação da metodologia de design no desenvolvimento do objeto cinematográfico permite uma exploração e definição cuidadosa da demanda, resultando em um conhecimento claro do problema e em consequência o planejamento sistemático de uma solução pertinente. Evidencia-se a importância da integração entre os campos do cinema e do design para o processo de ampliação da discussão acerca das interseções e dos espaços para atuação do designer.

artigo:

The main objective of this paper is to study the application of product design methodology in the creation and development of an object for a cinematographic production. The research methodology for this study includes literature review, the execution of an experimental project, the analysis of the theoretical and empirical research data, and the synthesis of results. In this study, it is stated that the application of design methodology in the development of a cinematographic object allows a careful exploration and definition of the demand, resulting in a clear understanding of the problem and in a systematic planning of a pertinent solution. The importance of integrating design and film production is evidenced, as it contributes to the discussion about the intersections of the design activity and the spaces where a designer can work.

Palavras-chave: objeto cinematográfico; design; metodologia,

Palavras-chave: cinematographic object; design; methodology,

DOI: 10.5151/ped2018-3.3_ACO_28

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

ANDRADE, Ana Paula Romero; XAVIER, Silvia Resende; "Design para o cinema: metodologia de design de produto no projeto de objetos cinematográficos", p. 2140-2154 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-3.3_ACO_28

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações