Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design para mudança de comportamento no contexto de curso de aperfeiçoamento profissional: um estudo de caso

Design for Behavior Change in the context of professional development courses: a case study

Leonhardt, Cristina ; Costa, Filipe Campelo Xavier da ;

Artigo:

Cursos de aperfeiçoamento profissional têm como objetivo principal a transferência de treinamento para o contexto ocupacional do indivíduo, o que depende de diversos fatores, entre eles, seu comportamento. O presente trabalho empregou o Design para mudança de comportamento (DPMC) e o modelo transteórico de mudança (TTM) como lente para um estudo de caso, analisando a jornada de aprendizagem de alunos de uma escola online de educação continuada. Foi realizada uma revisão sobre o construto transferência de treinamento e aplicações do DPMC e TTM no contexto da educação. Uma pesquisa exploratória ofereceu insights sobre os facilitadores e barreiras para esta transferência e identificou a relevância da participação em atividades em grupo. Foram selecionadas intervenções de Design a serem incorporadas na jornada de aprendizagem, com o propósito de facilitar a progressão dos alunos do estado de Preparação para o de Ação. Considerações finais e sugestões para estudos futuros no campo são oferecidas.

Artigo:

Professional development courses are primarily aimed at transfer of training to the individual's occupational context, which depends on several factors, including behavior. The study employed the Design for behavior change (DFBC) and the transtheoretical model of change (TTM) as a lens for the case study, analyzing the learning journey of students from an online continuing education school in the food area. A review on the transfer of training construct and applications of DPMC and TTM in the context of education was conducted. In-depth interviews offered insights into facilitators and barriers to transfer of training, the main one being participation in group activities during training. Design interventions were selected to be incorporated into the learning journey in ways that would increase the likelihood of transfer of training. Concluding remarks and suggestions for future studies in the field are offered.

Palavras-chave: design para mudança de comportamento; transferência de treinamento; TTM.,

Palavras-chave: Design for behavior change; transfer of training; TTM.,

DOI: 10.5151/ped2022-4986180

Referências bibliográficas
  • [1] BALDWIN, Timothy T.; FORD, J. Kevin; BLUME, Brian D. The State of Transfer of Training Research: Moving Toward More Consumer-Centric Inquiry. Human resource development quarterly. v. 28, n. 1, p. 17-28. 2017.
  • [2] CASH, Philip; KHADILKAR, Pramod Ratnakar; JENSEN, Joanna; DUSTERDICH, Camilla; MUGGE, Ruth. Designing Behaviour Change: A Behavioural Problem/Solution (BPS) Matrix. International Journal of Design. v. 14, n. 2, p. 65-83. 2020.
  • [3] COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Design para mudança de comportamento: reflexões sobre a área. Educação Gráfica. v. 25. p. 29-38. 2021.
  • [4] FORD, J. Kevin; BALDWIN, Timothy T.; PRASAD, Joshua. Transfer of Training: The Known and the Unknown. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior. v. 5, n. 1, p. 201-225. 2018.
  • [5] GEGENFURTNER, Andreas; VAURAS, Marja. Age-related differences in the relation between motivation to learn and transfer of training in adult continuing education. Contemporary Educational Psychology. v. 37, p. 33-46. 2012.
  • [6] GRANT, Anthony M; FRANKLIN, John. The Transtheoretical Model and Study Skills. Behaviour Change. v. 24, n. 2, p. 99-113. 2007.
  • [7] HAMMERSCHALL, Ulrike. A Gamification Framework for Long-Term Engagement in Education Based on Self Determination Theory and the Transtheoretical Model of Change. In: IEEE GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE, 2019, Dubai. Anais Eletrônicos [EDUCON]. IEEE: Dubai, p. 95-101. 2019
  • [8] KINZIE, Mable B. Instructional design strategies for health behavior change. Patient Education and Counseling. v. 56, p. 3-15, 2005.
  • [9] LUDDEN, Geke D. S.; HEKKERT, Paul. Design for healthy behavior design interventions and stages of change. In: Salamanca, J., Desmet, P., Burbano, A., Ludden, G., Maya, J. (ed.). Proceedings of the Colors of Care: The 9th International Conference on Design & Emotion. Ediciones Uniandes, Bogotá, p. 482-488. 2014.
  • [10] MOTA, Juliana Gonçalves; COSTA, Filipe Campelo Xavier da. Design para mudança de comportamento: uma revisão crítica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVMENTO EM DESIGN, 2016, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos [12º P&D 2016]. v. 9, n. 2. Belo Horizonte: Buchler Design Proceedings, 2016.
  • [11] MOREIRA, Paulo A. S.; FARIA, Vânia; CUNHA, Diana; INMAN, Richard A.; ROCHA, Magda. Applying the transtheoretical model to adolescent academic performance using a person-centered approach: A latent cluster analysis. Learning and Individual Differences. v. 78, 101818. 2020.
  • [12] NIEDDERER, Kristina; et al. Creating sustainable innovation through Design Design for Behaviour Change: Full Project Report. 126 p. 2014. Disponível em http://behaviourchange.eu/. Acesso em 19 dez. 2021.
  • [13] PROCHASKA, James. O.; VELICER, Wayne. F. The Transtheoretical Model of Health Behavior Change. American Journal of Health Promotion. v. 12, n. 1, pp.38-48. 1997.
  • [14] THOMAS, Tracy N. Applying Instructional Design Strategies and Behavior Theory to Household Disaster Preparedness Training. Journal of Public Health Management & Practice. v. 24, n. 1, p. e16-e-25. 2018.
Como citar:

Leonhardt, Cristina; Costa, Filipe Campelo Xavier da; "Design para mudança de comportamento no contexto de curso de aperfeiçoamento profissional: um estudo de caso", p. 3427-3444 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4986180

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações