Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design para inclusão social: O brinquedo como ferramenta na promoção de diálogos inclusivos.

Design for social inclusion: The toy as a tool in promoting inclusive dialogues.

CERQUEIRA, Clara Santana Lins; RIBEIRO, Rita Aparecida da Conceição;

Artigo:

Este artigo tem como foco abordar de que maneira o design contribui para a fabricação de brinquedos que dialoguem com as identidades dos indivíduos que têm deficiência física diante da sociedade de consumo. Portanto, contextualizamos a ascensão do conceito de infância, que ocorre a partir do século XIX e XX, para compreender a valorização da criança como ator social que pode fomentar mudanças de pensamento, ditando regras, gostos e preferências pessoais. Compreender o brinquedo como um objeto que representa símbolos e valores e logo podem expressar as identidades assumidas pelas crianças. Portanto, apresentar o brinquedo não só como objeto de consumo mas também como uma ferramenta poderosa de comunicação, analisando como o design se apropria desses símbolos para ressignificar objetos lúdicos promovendo, assim, a inclusão social de pessoas com deficiência física. Para tal, a metodologia utilizada foi baseada em autores que discutem o tema infância, brinquedo design e inclusão, além de considerar exemplos e estudos de casos.

Artigo:

This article focuses on how design contributes to the manufacture of toys that dialogue with the identities of individuals with physical disabilities. Therefore, we contextualize the rise of the concept of childhood, which occurs from the nineteenth and twentieth centuries, to understand the value of the child as a social actor that can foster changes of thinking, dictating rules, tastes and personal preferences. Understand the toy as an object that represents symbols and values and can soon express the identities assumed by children. Therefore, to present the toy as a powerful tool of communication, analyzing how the design appropriates these symbols to reignify playful objects thus promoting the social inclusion of people with physical disabilities. To that end, the methodology used was based on authors who discuss the theme of childhood, toy design and inclusion, besides considering examples and case studies.

Palavras-chave: brinquedos; inclusão social; design,

Palavras-chave: toys; social inclusion; design,

DOI: 10.5151/ped2018-4.3_ACO_23

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

CERQUEIRA, Clara Santana Lins; RIBEIRO, Rita Aparecida da Conceição; "Design para inclusão social: O brinquedo como ferramenta na promoção de diálogos inclusivos.", p. 3888-3899 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.3_ACO_23

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações