Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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Design para Emoção e Retail Design:contribuições para a construção de estratégiasomnichannel

Design for Emotion and Retail Design: contributions for omnichannel strategiesbuilding

Nunes, Gustavo Lompa; Costa, Filipe Campelo Xavier da;

Artigo completo:

A introdução de novas tecnologias digitais e inovações tem influência e é influenciada pelocomportamento do consumidor, consequentemente, traz novas questões a serem consideradas noprocesso de projetação em Retail Design. Em cenários complexos e situações inesperadas, ainda maisrelevantes são as estratégias conectadas ao usuário. O artigo busca investigar como o DesignEstratégico, por meio do Design para Emoção, pode contribuir na construção de estratégias deexperiência omnichannel. A abordagem do Design para Emoção orienta esta pesquisa e a definição doperfil de concerns. A identificação dos concerns ocorre a partir de informações que emergiram dapesquisa-ação feita com dois varejistas de calçados com diferentes características: a empresa “A”, quebaseia seu canal de vendas em lojas físicas, e a empresa “B”, baseada em pontos de contato virtuais– on-line. Exploraremos a abordagem do Design para Emoção na construção de estratégias paraprojetos em Retail Design.

Artigo completo:

The constant introduction of new technologies and digital innovation has been changingconsumer’s behavior and, therefore retail design has a new panorama of opportunities in the designdevelopment. In complex scenarios and unexpected situations, even more relevant are the strategiesconnected to the user. The article seeks to investigate how Strategic Design, through Design forEmotion, can contribute for building omnichannel experience strategies. The Design for Emotionapproach guides this research and the definition of the concerns. The concerns identification wasbased on information that we obtained from the research action focused in footwear retailers withdifferent characteristics: company “A”, a business model based on physical stores, and company “B”,based on e-commerce virtual store. We will explore the Design for Emotion approach in the building ofstrategies for Retail Design.

Palavras-chave: Retail Design; Omnichannel; Design estratégico; Perfil de concerns; Design para Emoção,

Palavras-chave: Retail Design; Omnichannel; Design for Emotion; Appraisal Theory; Concerns Profile;Strategic Design,

DOI: 10.5151/cid2020-50

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Como citar:

Nunes, Gustavo Lompa; Costa, Filipe Campelo Xavier da; "Design para Emoção e Retail Design:contribuições para a construção de estratégiasomnichannel", p. 639-652 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-50

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