Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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Design para Emoção e Retail Design: contribuições para a construção de estratégias omnichannel

Design for Emotion and Retail Design: contributions for omnichannel strategies building

Nunes, Gustavo Lompa; Costa, Filipe Campelo Xavier da;

Artigo completo:

A introdução de novas tecnologias digitais e inovações tem influência e é influenciada pelo comportamento do consumidor, consequentemente, traz novas questões a serem consideradas no processo de projetação em Retail Design. Em cenários complexos e situações inesperadas, ainda mais relevantes são as estratégias conectadas ao usuário. O artigo busca investigar como o Design Estratégico, por meio do Design para Emoção, pode contribuir na construção de estratégias de experiência omnichannel. A abordagem do Design para Emoção orienta esta pesquisa e a definição do perfil de concerns. A identificação dos concerns ocorre a partir de informações que emergiram da pesquisa-ação feita com dois varejistas de calçados com diferentes características: a empresa “A”, que baseia seu canal de vendas em lojas físicas, e a empresa “B”, baseada em pontos de contato virtuais – on-line. Exploraremos a abordagem do Design para Emoção na construção de estratégias para projetos em Retail Design.

Artigo completo:

The constant introduction of new technologies and digital innovation has been changing consumer’s behavior and, therefore retail design has a new panorama of opportunities in the design development. In complex scenarios and unexpected situations, even more relevant are the strategies connected to the user. The article seeks to investigate how Strategic Design, through Design for Emotion, can contribute for building omnichannel experience strategies. The Design for Emotion approach guides this research and the definition of the concerns. The concerns identification was based on information that we obtained from the research action focused in footwear retailers with different characteristics: company “A”, a business model based on physical stores, and company “B”, based on e-commerce virtual store. We will explore the Design for Emotion approach in the building of strategies for Retail Design.

Palavras-chave: Retail Design; Omnichannel; Design estratégico; Perfil de concerns; Design para Emoção,

Palavras-chave: Retail Design; Omnichannel; Design for Emotion; Appraisal Theory; Concerns Profile; Strategic Design,

DOI: 10.5151/cid2020-50

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Como citar:

Nunes, Gustavo Lompa; Costa, Filipe Campelo Xavier da; "Design para Emoção e Retail Design: contribuições para a construção de estratégias omnichannel", p. 639-652 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-50

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