Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design para a transformação da sociedade: um olhar crítico para o discurso dos movimentos Do It Yourself, Open Design e Makers no contexto contemporâneo.

-

CORRÊA, Pamela Cordeiro Marques ; GARROSSINI, Daniela Favaro ;

Resumo:

Este trabalho analisa a tendência recente de emergência de movimentos de Design com discurso idealista, que, em resposta a insuficiências identificadas no modelo econômico atual, acreditam que a massificação do acesso a tecnologias de fabricação tem o potencial de democratizar a autonomia produtiva – e assim catalisar a emancipação social. Considera-se expoentes desta corrente, por sua popularidade, os movimentos Do It Yourself, Open Design e Makers. Para entender estes grupos e como se inserem na dinâmica do sistema global, examina-se, através de revisão bibliográfica, a afinidade de seu discurso com o capitalismo contemporâneo e sua ideologia legitimadora; e propõe-se uma reflexão sobre como suas narrativas e propostas interagem com as atuais relações de produção.

Resumo:

-

Palavras-chave: capitalismo contemporâneo; autonomia produtiva e transformação social,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Projética

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

CORRÊA, Pamela Cordeiro Marques; GARROSSINI, Daniela Favaro; "Design para a transformação da sociedade: um olhar crítico para o discurso dos movimentos Do It Yourself, Open Design e Makers no contexto contemporâneo.", p. 6026 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-Artigo selecionado para publicação na Revista Projética

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações