Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design na Leitura e multimodalidade: complexidade gráfica na formação visual do leitor

Design in Reading and multimodality: graphic complexity in readers’ visual education

Lacerda, Maíra Gonçalves ; Farbiarz, Jackeline Lima ;

Full Paper:

"Construir sentido para imagens é tarefa premente na contemporaneidade, imersa na multimodalidade.Mas será que formamos crianças e jovens para isso? Compreendendo que livros de literatura destinado aesse público, na grande maioria, encontram na relação verbo-visual seu espaço de fruição, a pesquisadebruçou-se sobre as questões: (1) qual a participação do Design, presente nos livros de literatura paracrianças e jovens chancelados pelas políticas públicas, para a formação visual do leitor?; (2) existe umaprogressão de complexidade gráfica desses objetos, correspondente ao desenvolvimento escolar doleitor? Propõe-se, por meio de análise gráfica dos livros selecionados pelo Programa Nacional Bibliotecada Escola, a organização de panorama relacionando aspectos gráficos e desenvolvimento escolar doleitor na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Nesse processo, foi possível perceberque os acervos não apresentam em seu conjunto uma progressão, ao contrário, conforme os leitoresavançam no processo escolar e na compreensão do conteúdo textual, conteúdo gráfico e imagéticotendem a diminuir em quantidade e simplificar-se. Acreditando na formação de sujeitos leitores potentesna significação crítica da verbo-visualidade, para que se tornem agentes de mudanças dos sistemasideológicos sociais que os circundam, propõe-se o Design na Leitura como um projeto político multimodal."

Full Paper:

"Build meanings from images is a paramount task in contemporaneity, immersed in multimodality.Nonetheless, are we educating children and young people to do that? Acknowledging that most literaturebooks for such audience find a conducive environment for fruition in the verbal-visual relationship, thisresearch investigates: (1) what is the role of Design, present in the books for children and young peoplethat are sealed by public policies, for these reader’s visual education?; (2) Is there a progression of graphiccomplexity of such books that corresponds to the reader’s school development? We conducted a graphicanalysis of books and organized an overview relating graphic aspects to reader’s school development inpre-, elementary, middle and high school. In this process, we perceived that they did not present aprogression of visual complexity. On the contrary, as young readers advanced on their schooling andunderstanding of textual content, graphic and image content tended to reduce in number and to becomesimpler. Thus, this research proposes Design in Reading as a multimodal political project. This wouldenable children and young people to become empowered readers in verbal-visual meaning-making andreach the condition of transformation agents in the social systems that surround them."

Palavras-chave: Design de livros, Design na Leitura, formação visual, políticas públicas de leitura, multimodalidade,

Palavras-chave: Book design, Design in Reading, visual education, public policies to promote reading, multimodality,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-037-357572-CIDI-Educacao_a.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Bakhtin, M. (2010). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método
  • [2] sociológico da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira, colaboração de
  • [3] Lúcia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. 14a ed. São Paulo: Hucitec.
  • [4] Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Edição
  • [5] Revista e Actualizada. Lisboa: Edições 70 Ltda.
  • [6] Brait, B. (2013) Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana. Revista de
  • [7] Estudos do Discurso, v. 8 (2), pp. 43-66.
  • [8] Brasil. (2011) Edital de Convocação 08/2011: Edital de Convocação para inscrição e seleção de
  • [9] obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE 2013. Brasília:
  • [10] Ministério da Educação; Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Secretaria de
  • [11] Educação continuada, alfabetização, diversidade e inclusão; Secretaria de Educação
  • [12] Básica.
  • [13] Brasil. (2012) Edital de Convocação 04/2012: Edital de Convocação para inscrição e seleção
  • [14] de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE 20 Brasília:
  • [15] Ministério da Educação; Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Secretaria de
  • [16] Educação continuada, alfabetização, diversidade e inclusão; Secretaria de Educação
  • [17] Básica.
  • [18] Braz, J. E. (2011) Longas cartas para ninguém. Ilustrações Salmo Dansa. Rio de Janeiro:
  • [19] Rovelle.
  • [20] Camargo, L. (1995) Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Ed. Lê.
  • [21] Farbiarz, J. L. (2006) Design na leitura: um dos percursos do Núcleo de Estudos do Design do
  • [22] Livro da PUC-Rio. Disponível em: http://www.dad.puc-rio.br/nel/artigos/06-farbiarz-livro.pdf.
  • [23] Acesso em: 09 agosto 2010.
  • [24] Haslam, A. (2007) O livro e o designer II: Como criar e produzir livros. Tradução Juliana A. Saad
  • [25] e Sérgio Rossi Filho. São Paulo: Edições Rosari.
  • [26] Gullar, F. (2013) Bichos do lixo. Ilustrações do autor. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
  • [27] ______. (2012) Poemas escolhidos. Organização Walmir Ayala. 4.ed. revista. Rio de Janeiro:
  • [28] Ediouro Publicações de Passatempos e Multimídia.
  • [29] Horn, A. (2013) Alô, mamãe!; Alô, papai!. Ilustrações Joelle Tourlonias. Tradução Heloisa Prieto.
  • [30] Curitiba: Editora Champagnat; PUC-PR.
  • [31] Hunt, P. (2010) Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify.
  • [32] Lacerda, M. G.; Farbiarz, J. L.; Oliveira, I. M. (2013) Design na leitura: uma possibilidade de
  • [33] mediação entre o jovem e a leitura literária. Dissertação (Mestrado). Rio de Janeiro:
  • [34] Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • [35] Linden, S. V. (2011) Para ler o livro ilustrado. Tradução Dorothée de Bruchard. São Paulo:
  • [36] Cosac Naify.
  • [37] Neto, L. (2018) FNDE vai limitar formatos para livros de literatura. Disponível em:
  • [38] http://www.publishnews.com.br/materias/2018/03/05/fnde-vai-limitar-formatos-para-livros-de-
  • [39] literatura Acesso em: 22 março 2018.
  • [40] Neves, A. (2011) Maroca & Deolindo e outros personagens em festas. Ilustrações do autor. São
  • [41] Paulo: Paulinas.
  • [42] ______. (2012) Tom. Ilustrações do autor. Porto Alegre: Editora Projeto.
  • [43] Nikolajeva, M.; Scott, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução Cid Knipel. São Paulo:
  • [44] Cosac Naify.American Institute of Graphic Arts. (n.d.). About AIGA. Disponível em
  • [45] https://www.aiga.org/about/
  • [46] "
Como citar:

Lacerda, Maíra Gonçalves ; Farbiarz, Jackeline Lima; "Design na Leitura e multimodalidade: complexidade gráfica na formação visual do leitor", p. 485-498 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-037-357572-CIDI-Educacao_a.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações