Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN NA ERA DA INFORMAÇÃO: O PARADIGMA AMBIENTAL E AS NOVAS CONEXÕES

Leitão, Gabriel Esteves de Oliveira; Damazio, Vera Maria Marsicano;

Artigo Completo:

Este artigo propõe discutir novas possibilidades que se apresentam para o design, partindo de paradigmas levantados por Alain Findeli, no artigo Rethinking Design Education for the 21st Century: Theoretical, Methodological, and Ethical Discussion, com foco nas bases materialistas da profissão e uma atual desmaterialização vivida pelo campo. O trabalho discute também a responsabilidade do papel do designer em um momento de transição de uma sociedade baseada no consumo de bens materiais para outra que consome serviços e bens intangíveis. Além disso, aborda a crise ambiental e possíveis soluções para problemas complexos viabilizadas pelo avanço das tecnologias de informação e comunicação.

Artigo Completo:

Palavras-chave: design; crise ambiental; desmaterialização; sociedade em rede,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0011

Referências bibliográficas
  • [1] Campos, Jorge e Pereira, Paula. Rede Ecológica: o design como instrumento para o processo de ressingularização do tecido social. São Paulo, SP: Anais do 2° Simpósio Brasileiro de Design Sustentável. 2009.
  • [2] Castells, Manuel, A sociedade em rede – A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura. São Paulo, SP : Ed. Paz e Terra, 1999.
  • [3] DAMAZIO, Vera e FREIRE, Karine. Some thoughts on post-industrial society and the new roles of emocional design. Proceedings of 8th International Design and Emotion Conference London. Edited by J. Brassett, J. McDonnell & M. Malpass. 2012.
  • [4] Doran, P. T. and M. K. Zimmerman, 2009: Examining the Scientific Consensus on Climate Change, Eos Trans. AGU, 90(3), 22, doi:10.1029/2009EO030002.
  • [5] FINDELI, A. (2001). Rethinking Design Education for the 21st Century: Theoretical, Methodological, And Ethical Discussion. Design Issues, 17, 5-17.
  • [6] FLUSSER, Vilém. O mundo codificado, por uma filosofia do design e da comunicação. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Cosacnaify. 2007.
  • [7] FRASCARA, Jorge. Design and Social Sciences: making connections. New York: Ed. Taylor & Francis. 2002
  • [8] FRASCARA, Jorge. Diseño Gráfico para La gente. Argentina: Ediciones Infinito Buenos Aires. 1997.
  • [9] FREIRE, K. M. Design de serviços, comunicação e inovação social: um estudo sobre serviços de atenção primária à saúde. Orientador: Vera Maria Marsicano Damazio; coorientador: Everardo Pereira Guimarães Rocha. – 2011.
  • [10] GAR, 2011: Global assessment report on disaster risk reduction: Reveling risks, redefining development. United Nations International Strategy for Disaster Reduction (ISDR). Website: http://www.unisdr.org/we/inform/publications/19846.
  • [11] MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro, RJ: Ed. E-papers. 2008.
  • [12] SENNET, Richard. Juntos: Os Rituais, os Prazeres e a Política da Cooperação. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Record, 20
  • [13] Smith, Adam. Teoria dos sentimentos morais. São Paulo, SP: Ed. Martins Fontes, 1999.
  • [14] Touraine, Alain. Poderemos Viver Juntos? Iguais e diferentes. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 1998.
Como citar:

Leitão, Gabriel Esteves de Oliveira; Damazio, Vera Maria Marsicano; "DESIGN NA ERA DA INFORMAÇÃO: O PARADIGMA AMBIENTAL E AS NOVAS CONEXÕES", p. 127-134 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0011

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações