Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design, museus e tecnologias digitais: as perspectivas dos profissionais que atuam no campo museal

Design, museums and digital technologies: the perspectives of professionals working in the museum field

LENNHOFF, Andréa ; Doutora, ; NOVAES, Luiza ;

Artigo:

Este artigo apresenta reflexões sobre possibilidades e desafios que a cultura digital representa para os museus dialogarem com os públicos, e o papel do Design nesse processo. Na perspectiva de profissionais de museus, para que as tecnologias digitais sejam adotadas amplamente, é preciso unir estratégias de criação e comunicação inovadoras com investimentos contínuos na formação tecnológica das equipes, em equipamentos e em gestão. Apontam, também, que o potencial do Design é subutilizado pelas equipes dos museus, e que a pandemia de covid-19 evidenciou a necessidade dos museus experimentarem novas formas de diálogo com os públicos, por meio de tecnologias, de experimentações e de processos multidisciplinares. Esse cenário indica uma oportunidade para ampliar a atuação dos designers e dos processos de design nessas instituições.

Artigo:

This article presents reflections on the possibilities and challenges that digital culture represents for museums in the dialogue with audiences and the role of Design in this process. From the perspective of museum professionals, for digital technologies to be widely adopted, it is necessary to combine innovative creation and communication strategies with continuous investments in the technological training of teams, in equipment and in management. They also indicate that the potential of Design is underused by museum teams, and that the covid-19 pandemic has highlighted the need for museums to experiment with new forms of dialogue with the public, through technologies, experimentation and multidisciplinary processes. The scenario indicates an opportunity to expand the role of designers and design processes in these institutions.

Palavras-chave: Design, museus, cultura digital,

Palavras-chave: Design, Museums, Digital culture.,

DOI: 10.5151/ped2022-4657420

Referências bibliográficas
  • [1] LAKE-HAMMOND, Alice; WAITE, Noel. Exhibition Design: Bridging the knowledge gap. The Design Journal, v. 13, n. 1, p. 77-96, 2010.
  • [2] LETELIER, Lucimara A. Santos. O futuro dos museus pós-pandemia: sobrevivência ou reinvenção? Revista Observatório Itaú Cultural, N. 28 (dez.2020/jun.2021). São Paulo: Itaú Cultural, 2007. (versão on-line) p. 98-113. https://issuu.com/itaucultural/docs/obs28_final_issu/98?ff. Acesso em 19 nov. 2021.
  • [3] MENDES, Luis Marcelo (org.). Reprograme: comunicação, marca e cultura numa nova era de museus. Rio de Janeiro: Ímã Editorial, 2012.
  • [4] MUSEUM FUTURES, Exploring the current state of museums and what leaders see coming next, Gensler research 2015. Disponível em: https://www.gensler.com/research-insight/gensler-research-institute/museumfutures?q=museum%20futures. Acesso em: 24 jun.2018.
  • [5] NASTA, L.; PIROLO, L. A Design Thinking Approach for Museum Institutions, Creativity: A Force to Innovation, Pooja Jain, IntechOpen, 2020. Disponível em: https://www.intechopen.com/books/creativity-aforce-to-innovation/a-design-thinking-approach-for-museum-institutions
  • [6] NICOLACI-DA-COSTA, A. M. O campo da pesquisa qualitativa e o método de explicitação do discurso subjacente (MEDS). In Psicologia: Reflexão e crítica, Porto Alegre, 2007. p. 65-73. http://www.scielo.br/pdf/prc/v20n1/a09v20n1.pdf. Acesso em 9 nov. 2013.
  • [7] NEW MEDIA CONSORTIUM, NMC Horizon Report, Museum Edition, Texas, 2016. https://library.educause.edu/~/media/files/library/2016/1/2016hrmuseumEN.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.
  • [8] OI FUTURO E CONSUMOTECA, Narrativas para o futuro. Rio de Janeiro, maio de 2019. Disponível em: https://oifuturo.org.br/pesquisamuseus-2019. Acesso em: 30 mai. 2019.
  • [9] ROLLEMBERG, Ana Tereza V. M. Entrevistas de pesquisa: oportunidades de coconstrução de significados. In: BASTOS, Liliana. A entrevista na pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro:Quarter, 2013.
  • [10] SANTOS, William S.. Níveis de interpretação na entrevista de pesquisa interpretativa com narrativa p.21-37. In: BASTOS, Liliana C.; SANTOS, William S.(org.) A entrevista na pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2013.
  • [11] SILVA, F. B.[et al.] Encontros com o futuro: prospecções do campo museal brasileiro no início do século XXI. Brasília, DF: Ibram, 2014. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wpcontent/uploads/2015/01/EncontrosFuturo_Ibram2014.pdf. Acesso em: 18 jun. 2018.
  • [12] STOGNER, MAGGIE BURNETTE. The Immersive Cultural Museum Experience: Creating Context and Story with New Media Technology. The International Journal of the Inclusive Museum 3 (3): 117-130. 2011. doi:10.18848/1835-2014/CGP/v03i03/44339.
Como citar:

LENNHOFF, Andréa; Doutora, ; NOVAES, Luiza; "Design, museus e tecnologias digitais: as perspectivas dos profissionais que atuam no campo museal", p. 6582-6601 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4657420

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações