Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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Design, Modernidade Industrial e Colecionismo

Design, Industrial Modernity and Collecting

Finardi, Fernanda Sabrina; Sousa, Richard Perassi Luiz de;

Artigo completo:

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa qualitativa sobre o tema produtos de Design na cultura do colecionismo. A pesquisa, realizada com (1) uma etapa exploratória para buscar fontes e (2) outra etapa bibliográfica para identificar e selecionar conceitos, arranjos teóricos e informações sobre o tema, tem como objetivo geral evidenciar a influência cultural dos produtos industriais como motivação ao colecionismo. Tal fenômeno decorre do domínio estético-simbólico do Design na convivência cotidiana de várias gerações de pessoas nos séculos XX e XXI. A relevância cultural dos produtos industriais ganha ênfase nas coleções de produtos aparentemente “banais” e de baixo custo, pois além de seus aspectos sócio-históricos também são consideradas as motivações subjetivas, intersubjetivas e socioculturais no contexto da cultura moderna ocidental. Sintetizando: o principal resultado da pesquisa é assinalar que o valor simbólico-social dos produtos industriais, principalmente dos aparentemente “banais”, é diretamente associado às qualidades formais e funcionais definidas nos projetos de Design, como é especialmente destacado no colecionismo.

Artigo completo:

This article presents part of a qualitative research about Design products in Collecting culture. The research made with (1) an exploratory stage to search sources and (2) another bibliographic stage to identify and select concepts, theoretical arrangements and information on the topic has the general objective to show the cultural influence of industrial products as a motivation for collecting. Such phenomenon results from the aesthetic-symbolic domain of Design in the daily life of several generations of people in the 20th and 21st centuries. The cultural relevance of industrial products it is especially noted in the collections of apparently “banal” and low-cost products. Beyond to its socio-historical aspects, subjective, intersubjective and socio-cultural motivations are also considered in the context of modern Western culture. In summary: the main result of this research is to point out that the symbolic-social value of industrial products, mainly those apparently “banal” is directly associated with the formal and functional qualities defined in the Design projects as it is especially highlighted in collecting.

Palavras-chave: Coleção de Produtos; Sociedade de Mercado; Cultura Industrial,

Palavras-chave: Collecting products; Market Society; Industrial Culture,

DOI: 10.5151/cid2020-55

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Como citar:

Finardi, Fernanda Sabrina; Sousa, Richard Perassi Luiz de; "Design, Modernidade Industrial e Colecionismo", p. 708-720 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-55

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