Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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Design, Modernidade Industrial e Colecionismo

Design, Industrial Modernity and Collecting

Finardi, Fernanda Sabrina ; Sousa, Richard Perassi Luiz de ;

Artigo completo:

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa qualitativa sobre o tema produtos de Design na culturado colecionismo. A pesquisa, realizada com (1) uma etapa exploratória para buscar fontes e (2) outraetapa bibliográfica para identificar e selecionar conceitos, arranjos teóricos e informações sobre otema, tem como objetivo geral evidenciar a influência cultural dos produtos industriais comomotivação ao colecionismo. Tal fenômeno decorre do domínio estético-simbólico do Design naconvivência cotidiana de várias gerações de pessoas nos séculos XX e XXI. A relevância cultural dosprodutos industriais ganha ênfase nas coleções de produtos aparentemente “banais” e de baixo custo,pois além de seus aspectos sócio-históricos também são consideradas as motivações subjetivas,intersubjetivas e socioculturais no contexto da cultura moderna ocidental. Sintetizando: o principalresultado da pesquisa é assinalar que o valor simbólico-social dos produtos industriais, principalmentedos aparentemente “banais”, é diretamente associado às qualidades formais e funcionais definidasnos projetos de Design, como é especialmente destacado no colecionismo.

Artigo completo:

This article presents part of a qualitative research about Design products in Collectingculture. The research made with (1) an exploratory stage to search sources and (2) anotherbibliographic stage to identify and select concepts, theoretical arrangements and information on thetopic has the general objective to show the cultural influence of industrial products as a motivation forcollecting. Such phenomenon results from the aesthetic-symbolic domain of Design in the daily life ofseveral generations of people in the 20th and 21st centuries. The cultural relevance of industrialproducts it is especially noted in the collections of apparently “banal” and low-cost products. Beyondto its socio-historical aspects, subjective, intersubjective and socio-cultural motivations are alsoconsidered in the context of modern Western culture. In summary: the main result of this research isto point out that the symbolic-social value of industrial products, mainly those apparently “banal” isdirectly associated with the formal and functional qualities defined in the Design projects as it isespecially highlighted in collecting.

Palavras-chave: Coleção de Produtos; Sociedade de Mercado; Cultura Industrial,

Palavras-chave: Collecting products; Market Society; Industrial Culture,

DOI: 10.5151/cid2020-55

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Como citar:

Finardi, Fernanda Sabrina; Sousa, Richard Perassi Luiz de; "Design, Modernidade Industrial e Colecionismo", p. 708-720 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-55

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