Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Design minimalista com enfoque em slow fashion

Conti, Flávia Pereira ; Figueiredo , Luiz Fernando ; Ourives, Eliete Auxiliadora Assunção ;

Artigo completo:

O artigo tem como objetivo a análise dos fatores positivos e negativosda aplicação de um design minimalista com enfoque no sistema slow fashion em empresas de moda, etambém a exposição de empresas que já o fazem em seu ambiente de trabalho. Paratanto, utilizou-se da ferramenta desenvolvida por Bruno-Faria e Alencar (1997) que,por meio da análise de um ambiente criativo, busca avaliar os fatores queinfluenciam na expressão do potencial criador, tanto com os empregadosindividualmente quanto em nível organizacional. Como resultado, obteve-se umaanálise positiva do ambiente de trabalho com aplicação do design minimalistapara slow fashion, observando-se umamaior liberdade de ação, incentivo à novas ideias, disponibilidade de recursosmateriais, autonomia do calendário de produção e a oportunidade de repensar osistema de Moda, abrindo novas possibilidades de criação e de produção. Comoúnico fator ambíguo, tem-se a probabilidade de haver bloqueio de ideiais pormeio de superiores, podendo este ser positivo ou não. Por fim, percebe-se que aprática de um design minimalista para um sistema slow fashion é positiva e eficiente, além de criar um elo emocionalcom o consumidor por meio de seus produtos, também possibilitando que asociedade repense seu modo de consumo, observando-se a retomada de umpensamento mais crítico em cada ação, buscando uma maior conscientizaçãoglobal, dada esta por meio de uma leitura do pensamento contemporâneo.

Artigo completo:

Palavras-chave: Minimalismo, slow fashion, design,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-075

Referências bibliográficas
  • [1] 6 coisas que você deve saber sobre Flat Design. 2013. Home: Printi. . 05/06/2017. ADA: Marca brasileira traz peças minimalistas e veganas permitindo que as mulheres libertem-se das amarras da moda. 2017. Home: Follow the colors. . 06/06/2017. BAUMAN, Zygmunt. Journal of consumer culture. 200 Home: Geocities. . 05/06/2017.
Como citar:

Conti, Flávia Pereira; Figueiredo , Luiz Fernando; Ourives, Eliete Auxiliadora Assunção; "Design minimalista com enfoque em slow fashion", p. 779-791 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-075

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações