Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design, mercados e negócios: Uma revisão de literatura

Design, Markets and Business: A Literature Review

Santos, Camila Ferreira ; Santos , Wener Miranda Teixeira dos ; , ;

Artigo :

"Conhecer as contribuições de cada área para um projeto em Design, implica na adaptação de assuntos correlatos e ajustes para cada tipo de situação, e é exatamente por este motivo, em que inserir o próprio design na área de gestão, pode apresentar mudanças significativas e ao mesmo tempo complexa de ser assimilado, sobretudo para quem o vê apenas como sinônimo de diferencial em um modo produtivo, seja um projeto de produto, ou gráfico, ou em algum propósito similar.Para que haja uma maior compreensão da contribuição do Design como possível aporte no gerenciamento e em melhorias nos negócios, busca-se fazer uma reflexão baseada em conceitos característicos que ajudam na percepção e na disseminação desta área de conhecimento. Este artigo tem como propósito reunir pesquisadores que exploram fragmentos entre as relações do Design e o meio social. Através de uma breve revisão de literatura apresenta-se a seguinte questão: Como o design vem sendo incorporado no universo corporativo?"

Artigo :

"Knowing the contributions of each area to a project in Design implies the adaptation of related issues and adjustments for each type of situation, and it is precisely for this reason that inserting design itself in the management area can present significant changes and complex to be assimilated, especially for those who see it only as a synonym for a differential in a productive mode, be it a product design, or graphic design, or some similar purpose.In order to have a greater understanding of the contribution of Design as a possible contribution to management and improvements in business, we seek to reflect on characteristic concepts that help in the perception and dissemination of this area of knowledge. This article aims to bring together researchers who explore fragments between the relations of Design and the social environment. Through a brief literature review, the following question is presented: How has design been incorporated into the corporate world?"

Palavras-chave: Design; gerenciamento; melhorias nos negócios; revisão de literatura; meio social,

Palavras-chave: Design; management; business improvements; literature review; social enviroment,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-8

Referências bibliográficas
  • [1] "ALBUQUERQUE, Francisco. Design estratégico, inovação e empreendedorismo. In: MEGIDO, Victor Falasca. A revolução do design conexões para o século XXI. São Paulo: Gente, 2016.
  • [2] BENKLER, Yochai. Saber comum: produção de materiais educacionais entre pare. FACED, Salvador, Bahia, n. 15, p. 13-46, 15 jan. 2009. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/viewFile/3649/3517. Acesso em: 27 dez. 2019.
  • [3] BRANZI, A. Modernità debole e difusa: il mondo del progetto all’inizio del XXI secolo. Milano: Ed. Skira, 2006.
  • [4] CELASCHI, F. DESSERTI, A. Design e Inovvazione, strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Milano; Carocci, 2007. 148 p.
  • [5] DORF, Bob; BLANK, Steve. Startup: Manual do Empreendedor: O guia passo a passo para construir uma grande empresa. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014.
  • [6] ECOMMERCE. Novas empresas no Brasil. 2018. Disponível em: . Acesso em: 11 de abr. 2021.
  • [7] FILHO, Rubens Migliaccio. Reflexões sobre o homem e o trabalho. Revista de Administração de Empresa, São Paulo, 1994. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v34n2/a04v34n2.pdf. Acesso em: 24 abr. 2021.
  • [8] FRANZATO, C. O processo de inovação dirigida pelo design. Um modelo teórico. Redige, v. 2, n. 1, 2011, p. 50-62. Disponível em: http://www.cetiqt.senai.br/ead/redige/index.php/redige/article/viewArticle/72. Acesso em: 05 jan. 2020.
  • [9] HISRICH, Robert; PETERS, Michael; SHEPHERD, Dean. Empreendedorismo. Porto Alegre: AMGH, 2014.
  • [10] LISBOA, Ana Paula. Após sair da faculdade, recém-formados enfrentam desemprego e subemprego. 17 de ago. de 2018. Disponível em: . Acesso em: 28 de abr. 2021.
  • [11] MANZINI, Ezio; JÉGOU, François. Design degli Scenari. In BERTOLA, Paola; MANZINI, Ezio (org.) Design multiverso: appunti di fenomenologia del design. Milano: POLIdesign Edizioni, 2004.
  • [12] MARINS, Luciana M. Economia, Tecnologia e Inovação: da Teoria da Firma à Gestão da Inovação Tecnológica. 300. Encontro da ANPAD. Salvador: 23 a 27 de setembro de 2006.
  • [13] MORAES, D. Metaprojeto: O design do design. São Paulo: Blucher, 2010. 228 p.
  • [14] PALMER, Kelly; BLAKE, David. Expertise Competitiva - Como as empresas mais inteligentes usam o aprendizado para engajar, competir e ter sucesso. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
  • [15] SEBRAE. Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio. 2021. Disponível em: . Acesso em: 02 de abr. 2021.
  • [16] SIMON, Imre; e VIEIRA, Miguel Said. A Propriedade Intelectual diante da emergência da produção social. IN: VILLARES, F. (Org). Propriedade Intelectual: tensões entre o capital e a sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
  • [17] VAZQUEZ, Alejandro. Empreender: único caminho para milhares de brasileiros. E-commmerce Brasil, [S. l.], p. -, 29 jul. 2021. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/empreender-unico-caminho-para-milhares-de-brasileiros/. Acesso em: 3 ago. 2021.
  • [18] "
Como citar:

Santos, Camila Ferreira ; Santos , Wener Miranda Teixeira dos; , ; "Design, mercados e negócios: Uma revisão de literatura", p. 54-62 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-8

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações