Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design Instrucional e as Conjunturas Sexistas Presentes nas Produções do Design e da Área Comunicacional

Instructional design and the continuous sexist circumstance at design and communicational productions area

Real, Victor Kraide Corte ; Broglio, Ana Júlia ; Gurgel, Lívia Barbosa ; Echeverre, Mariana Magalhães Camacho ; Lima, Nycolas Pedro Martins ; Bailoni, Vitória Xavier ;

Full Paper:

O presente trabalho aborda a permanência de conceitos e construções sexistas dentro do processo de produção da comunicação, destacando o Design e áreas correlatas como grandes propiciadoras de peças gráficas, produtos e propagandas com este tipo de discriminação. Analisando brevemente a relação entre comunicação, estereótipo, propaganda e representação feminina, entende-se que ao comunicador recai a responsabilidade, a ética e a possibilidade da mudança, ao passo que ele detém as ferramentas conceituais e práticas para iniciar um novo cenário das mídias comunicacionais brasileiras. Ao final, são apresentadas duas propostas de ação projetual baseadas no método de design instrucional de Filatro e Piconez (2004). As propostas em questão têm por intuito informatizar e promover conhecimento a todos os profissionais.

Full Paper:

This work targets the ongoing sexist concepts and constructions on the communication production process, highlighting design and related areas as great enablers of graphic pieces, products, and advertisements with this kind of discrimination. A brief analysis on the relation between communication, stereotype and female representation, understanding that falls back upon the communicator the responsibility, tthe ethic, and the possibility of change, while he holds the conceptual and practical tooling to start a new scenario for the communicational media in Brazil. In conclusion, two action projects ideas are presented based on instructional design methods of Filatro and Piconez (2004) to inform and promote knowledge to all professionals.

Palavras-chave: design instrucional, sexismo, propaganda, comunicação, mídia,

Palavras-chave: instructional design, sexism, advertisement, communication, media,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-079-342359-CIDI-Sociedade.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Almeida, F. S. & Sousa, R. P. L. (2013). Aspectos do Perfil Profissional do Designer Gráfico Brasileiro. Educação Gráfica, v. 17, n.
  • [2] Belo, R. P, Gouveia V. V., Raymundo J. S., Marques C. M. C. (2005). Correlatos valorativos do sexismo ambivalente. Psicologia: reflexão e crítica, v.18, n.1, jan – abril.
  • [3] Calegari C. M. K., Lima C. T., Civiriano J. (2013). Bauhaus: Histórico e influências nos dias de hoje. Revista Thêma et Scientia Edição Especial de Arquitetura e Design, v. 2, n. 2, jul/dez.
  • [4] Carvalho R. L. V. R. (2012). Harold Lasswell e o campo da comunicação. (Doutorado em Comunicação). Universidade de Brasília, Brasília.
  • [5] Ferreira, M. C. (2004). Sexismo hostil e benevolente: inter-relações e diferenças de gênero. XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2004000200004. Acesso em set, 2020.
  • [6] Filatro, A., Piconez, S. C. B. (2004). Design Instrucional Contextualizado. São Paulo: Senac. Filho, M. M, Eufrásio C., Batista M. A. (2011). Estereótipos de Gênero e Sexismo Ambivalente em Adolescentes Masculinos de 12 a 16 Anos. Revista Saúde e Sociedade, v.20, n.3, p.554-567.
  • [7] Formiga, N. S. (2007). Valores humanos e sexismo ambivalente. Rev. Dep. Psicol.,UFF, v.19 n.2 Niterói July/Dec. 200 Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-80232007000200009&script=sci_arttext. Acesso em set, 2020.
  • [8] Löbach, B. (2011). Design Industrial. Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blucher.
  • [9] Montini, F. C.; Hoffman, R. (2016). O Design a Favor da Igualdade Social - Uma Análise sobre a Propaganda Sexista. Educação Gráfica, v. 20, n. 3.
  • [10] Nucci, M. F. (2010). Hormônios pré-natais e a ideia do sexo cerebral: uma análise das pesquisas biomédicas sobre gênero e sexualidade. 104 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Disponível em http://www.bdtd.uerj.br/tde_arquivos/44/TDE-2010-09-02T083950Z-878/Publico/NUCCI,%20Marina.pdf. Acesso em set, 2020.
  • [11] Oka, M., Laurenti, C. (2018) Entre sexo e gênero: um estudo bibliográfico-exploratório das ciências da saúde. Saúde e Sociedade, v. 27, p. 238-251. Disponível em https://www.scielosp.org/pdf/sausoc/2018.v27n1/238-251/pt. Acesso em set, 2020.
  • [12] Paiva, F. (2020). 79,3% dos brasileiros têm celular, informa IBGE. Disponível em: https://teletime.com.br/29/04/2020/793-dos-brasileiros-tem-celular-informa-ibge/. Acesso em out, 2020.
  • [13] Rati, B. M., Beccari N. B. (2020). Estereótipos de gênero e apelos retóricos no design gráfico: um modelo de análise. Estudos em Design, v. 28, n. 1, pp. 06 – 26.
  • [14] Rodrigues, T. M. M., Portinari D. B. (2016). Gênero no Design: a reprodução dos ideais de masculinidade e feminilidade. P&D Design, n. 2, v. 9, outubro, Belo Horizonte.
  • [15] Royo, J. (2008). Design Digital. 1a edição. São Paulo: Editora Rosari.
  • [16] Socialbakers. (2019). Trends Report | Relatório de tendências de mídia social da Socialbakers. Disponível em: . Acesso em nov, 2020.
  • [17] Sousa de J. K. L. L., Varão R. (2006). Harold Lasswell: as contribuições do “paladino” do saber comunicacional. NP 01 – Teorias da Comunicação: VI Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom.
  • [18] The Guardian. (2020). KFC apologises for ‘sexist’ ad that shows young boys staring at woman’s breasts. Disponível em https://www.theguardian.com/world/2020/jan/21/kfc-apologises-for-sexist-ad-that-shows-young-boys-staring-at-womans-breasts. Acesso em jul, 2021.
  • [19] We Are Social. (2020). Digital in 2020. Disponível em https://wearesocial.com/digital-2020. Acesso em nov, 2020."
Como citar:

Real, Victor Kraide Corte ; Broglio, Ana Júlia ; Gurgel, Lívia Barbosa; Echeverre, Mariana Magalhães Camacho ; Lima, Nycolas Pedro Martins ; Bailoni, Vitória Xavier ; "Design Instrucional e as Conjunturas Sexistas Presentes nas Produções do Design e da Área Comunicacional", p. 1015-1031 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-079-342359-CIDI-Sociedade.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações