Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design informacional de embalagens de café: uma análise dos elementos visuais e informacionais como identificação de conteúdo

Informational design of coffee packaging: an analysis of visual and informational elements as content identification

Vieira, Camila dos Santos ; Castro, Erika Veras de ; Guilhon, David ; Maciel, Carmem Helena Ribeiro ;

Artigo :

O propósito deste documento é apresentar as variações de comunicação visual do design na atualidade, em relação às embalagens, e o quanto isso pode favorecer positivamente para o consumo de um produto, bem como sua importância em termos de mercado, com enfoque ao produto café. Nesse trabalho, será abordada uma metodologia conhecida na área do no design da informação, afim de analisar como os elementos visuais e informacionais geram identificação de conteúdo por parte das embalagens. Durante o processo, foram realizadas coletas de embalagens nos supermercados locais, as quais foram organizadas e analisadas por tipo do produto.

Artigo :

The purpose of this document is to present variations of visual communication in design nowadays, in relation to packaging, and how much this can favor a product and its importance in terms of the market, with a focus on the coffee product. Here an information design methodology will be addressed in order to analyze how visual and informational elements generate content identification by the packaging. During the process, packaging collections were carried out in local supermarkets, which were organized and analyzed by type of product.

Palavras-chave: café; design-informacional; tipografia; cores; embalagem,

Palavras-chave: coffee; informational design; typography; colors ; packing,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-4

Referências bibliográficas
  • [1] "ABIC. Disponível em: https://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=38 Acesso em: 16 de março de 2021
  • [2] ANYADIKE, N - Embalagens Flexíveis: São Paulo: Editora Blucher 2009
  • [3] BONSIEPE, G.; KELLNER, P.; POESSNECKER, H Metodologia experimental: desenho industrial. Brasília: CNPq/Coordenação Editorial, 1984.CAETANO, Marcela. Consumo de café no Brasil disponível em: https://valor.globo.com/agronegocios/
  • [4] CERVO, Amado Luiz; BUENO, Clodoaldo. História da Política Exterior do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 2002.
  • [5] CLEMENTE, Matheus. Entenda o que é Psicologia das Cores e descubra o significado de cada cor, 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/psicologia-das-cores/
  • [6] DUPUIS, S.; SILVA, J. Package design workbook: the art and science of successful packaging. Beverly, Massachusetts: Rockport Publishers, 2008.
  • [7] DPASCOAL, Luiz Noberto. Aroma de Café: Guia prático para apreciadores de café. 2. ed. Campinas: Fundação Educar DPaschoal, 2006.
  • [8] ECCARDI, Fulvio; SANDALJ, Vincenzo. O Café: ambientes e diversidade. Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2003.
  • [9] FARINA, Modesto, PEREZ, Clotilde, BASTOS, Dorinho Psicodinâmica das Cores. São Paulo: Bluncher 2011
  • [10] FRANCHETTA, Adriano. A importância da tipografia na construção de uma identidade visual, 2015. Disponível em: https://www.estudioroxo.com.br/
  • [11] FRASCARA, J. Diseño gráfico y comunicacion. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 2000.
  • [12] GILES, C. O que é design de embalagens? Porto Alegre: Bookman, 2009.
  • [13] GRACIOSO, Francisco. ""Marketing, uma Experiência Brasileira"". São Paulo: Cultrix, 1991
  • [14] GRUENWALD,G Como desenvolver e lançar um produto novo no mercado. São Paulo: Makron Books, 1993.
  • [15] HELLER, Steven & DRENNAN, Daniel. The digital designer: the graphic’s artist’s guide to the new media. New York: Watson-Guptill Publications, 1997.
  • [16] LUPTON, Ellen & MILLER, Abbot. Design, writing, research: writing on graphic design. New York: Kiosk Book, Princeton Architetural Press, 1996.
  • [17] MARCOLINO, Rayane. O cafezinho agora é gourmet, 2014. Disponível em https://www.mundodomarketing.com.br/
  • [18] MARTINS, Ana Luiza. História do café. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2012.
  • [19] MESTRINER, F. Design de embalagem: curso avançado. Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
  • [20] MIJKSEENAR, P. Visual Function: An Introduction to Information Design, Rotterdam: 010 Publishers, 1997.
  • [21] MORH, Sofia. Café Brasil, 2013. Disponível em: https://www.fonts.com/font/sofia-mohr/cafe-brasil/story
  • [22] MOURA, R. A.; BANZATO, J. M. Embalagem, unitização e conteinerização, São Paulo, SP: IMAM, 1997.
  • [23] NARDELLI, Flávio. Curso Viver de Arte, 2020. Disponível em: www.arteemcurso.com.br
  • [24] NEVES, C. A História do café. Rio de janeiro, Instituto Brasileiro do Café, 1974. NEVES, Orlando. Dicionário da origem das palavras. São Paulo: Oficina do Texto, 2012.
  • [25] NUNES, Eduardo. A Evolução do Marketing 1.0, 2.0, 3.0 E 4.0, 2020. Disponível em: https://ettoscomunica.com/a-evolucao-do-marketing/
  • [26] 38 PATEL, NEIL significado das cores disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/significado-da cores/
  • [27] PEÇANHA, Vitor. 4 Ps do Marketing: entenda tudo sobre o conceito de Mix de Marketing, 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/4-ps-do-marketing/
  • [28] RALLO, Rafael. Tipografia: como usar um dos pilares do Design Gráfico a seu favor (2019). Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/tipografia/
  • [29] SANTOS NETO, L. A. Metodologias de desenvolvimento de embalagem: proposta de aprimoramento para ensino de projeto gráfico. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), UF Santa Maria, 2001.
  • [30] SMITH, Kenneth Louis. Handbook of visual communication: theory, methods, and media. [S.l.]: Routledge, 2005
  • [31] STEWART, B. Packaging: manual de diseño e producción. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2008.
  • [32] STRUNCK, Gilberto L. Identidade Visual – A direção do Olhar. Rio de Janeiro: Europa, 1989.
  • [33] TECHLINK. Disponível em http://www.techlink.org.nz/Case-studies/Technologicalpractice/Food-and-Biological/Print-PDFs/techlink-tp-smart-choice.pdf. Acesso em: 16 março. 2021
  • [34] Vânia Marisa Niederauer Flores Severo, Aspectos cognitivos em rótulos: avaliação dos textos informativos em três embalagens de café, 2005
  • [35] VERMEIREN, L.; DEVLIEGHERE, F.; VAN BESST, M.; KRUIJF, N.; DEBEVERE, J. Developments in the active packaging of food. Trends in Food Science & Technology, 1999.
  • [36] ZENFVIA, Marketing de Produto: o que é, como funciona e 5 dicas para melhorar a estratégia, 2019. Disponível em: https://www.zenvia.com/blog/marketing-de-produto
  • [37] "
Como citar:

Vieira, Camila dos Santos; Castro, Erika Veras de ; Guilhon, David ; Maciel, Carmem Helena Ribeiro; "Design informacional de embalagens de café: uma análise dos elementos visuais e informacionais como identificação de conteúdo", p. 15-23 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-4

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações