Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design inclusivo: reflexões acerca dos recursos gráficos- visuais para o ensino profissionalizante de surdos.

Inclusive design: reflections on visual-graphic resources for the vocational education of the deaf

GARCEZ, Joyce Lara Araújo da Fonseca ; SACRAMENTO, Roberto Luiz do ;

Artigo:

Diante da crescente demanda de ingressos com diversidade funcional nos cursos profissionalizantes, cresce o desafio do design inclusivo em atender de forma projetual através de artefatos que contribuam na geração de conhecimento e, consequentemente, no ingresso, na permanência e no progresso dos deficientes no mercado de trabalho. Diante desse fato, o presente artigo propõe uma reflexão a respeito dos desafios e investimentos para a inclusão do surdo na educação profissional, bem como o papel do design na produção de estratégias didáticas através de recursos gráfico-visuais, tendo como base o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ. Como metodologia, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica seguida de revisão, considerando como objeto de reflexão, a trajetória, o empenho e os desafios do IFRJ em favor de uma educação profissional inclusiva.

Artigo:

Faced with the growing demand for tickets with functional diversity in professional courses, the challenge of inclusive design to meet in a projectile way through artifacts that contribute to the generation of knowledge and, consequently, to the entry, permanence and progress of the disabled in the market of job. Given this fact, this article proposes a reflection on the challenges and investments for the inclusion of the deaf in professional education, as well as the role of design in the production of didactic strategies through graphic-visual resources, based on the Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro – IFRJ. As a methodology, a bibliographic research followed by a review was used, considering as an object of reflection, the trajectory, commitment and challenges of the IFRJ in favor of an inclusive professional education.

Palavras-chave: Design; Inclusão; Cursos Profissionalizantes.,

Palavras-chave: Design; Inclusion; professional courses.,

DOI: 10.5151/ped2022-4313550

Referências bibliográficas
  • [1] BERSCH, Rita Cássia R. Design de um serviço de tecnologia assistiva em escolas públicas. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
  • [2] BISOL, Cláudia Alquati et al. Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, p. 147-172, jan./abr. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000100008. Acesso em: 15 fev. 202
  • [3] BRASIL. LEI Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em:
  • [4] .
  • [5] ______. Lei n° 13.146, de 06 de julho de 201 Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 201
  • [6] BROD JÚNIOR, Marcos. Engenharia de Produção Inclusiva: a linguagem gráfico-verbal, gráfico-visual e gesto-visual para atividades de produção. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/23931. Acesso em: 11 fev. 2022.
  • [7] COLELLO, Silvia M. Gasparian. Alfabetização em tempos de pandemia. Convenit Internacional, 35 jan-abr, Cemoroc-Feusp, 2021.
  • [8] DEWES, Gustavo Luiz Dos Santos; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves; BRAGA, Rodrigo Antônio Marques. A realidade aumentada no auxílio ao processo de aprendizagem de geometria descritiva. Bauru: Educação Gráfica, 2019.
  • [9] DREYFUSS, Henry. Designing for People. New York: Allworth Press/DMI, 2012 (1st edition, 1955).
  • [10] FARBIARZ, Alexandre; FARBIARZ, Barbara; HEMAIS, Jane Wilcox. Design para uma educação inclusiva, São Paulo: Blucher, 2016.
  • [11] FILATRO, Andrea. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Editora SENAC, 2015.
  • [12] GALVÃO FILHO, T. A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO, G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009.
  • [13] GANDRA, Alana. País tem 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, diz estudo entre os que têm deficiência auditiva severa, 15% já nasceram surdos. Agência Brasil, 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-10/brasil-tem-107-milhoes-de-deficientes-auditivos-diz-estudo. Acesso em: 15 de mar. 2022.
  • [14] LAVORATO, Simone. "Deficiente, portador de deficiência, pessoa com deficiência..." Qual a terminologia adequada? redepedagogica.com.br, 2020. Disponível em: https://www.redepedagogica.com.br/post/deficiente-portador-de-defici%C3%AAncia-pessoa-com-defici%C3%AAncia-qual-a-terminologia-adequada. Acesso em: 14 de ago. 2022.
  • [15] MENDES, Eunicéia Gonçalves; LOURENÇO, Gerusa Ferreira. O uso dos recursos de alta tecnologia assistiva no projeto alta TA & inclusão: possibilidades e desafios. IN MENDES, Eunicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amélia. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira&Marin, 2010.
  • [16] MENDES, Eunicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amélia. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira&Marin, 2010.
  • [17] MONTENEGRO, Gildo A. Habilidades espaciais: exercícios para o despertar de idéias. São Paulo: sCHDs, 2003
  • [18] MONTENEGRO, Gildo. Desenho de projetos. São Paulo: Blucher, 2007.
  • [19] NEURATH, Marie. ISOTYPE, Education Through The eye. In: DREYFUSS, Henry. Symbol sourcebook: an authoritative guide to international graphic symbols. New York: Van Nostrand Reinhold, 1984. p.24-25.
  • [20] PALÁCIOS, Agustina; ROMAÑACH, Javier. El modelo de la diversidad: la bioética y los derechos humanos como herramientas para alcanzar la plena dignidad en la diversidad funcional. Madrid: Diversitas. 2006.
  • [21] PEREIRA, Ray. Diversidade funcional: a diferença e o histórico modelo de homem-padrão. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.16, n.3, jul.-set. 2009, p.715-728.
  • [22] PERLIN, Gladis T. T. Alternativas metodológicas para o aluno surdo: 2° semestre. 1. ed. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Graduação à Distância em Educação Especial, 2005. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17636. Acesso em: 10 março 20
  • [23] PERLIN, G. T. T.; STROBEL, K. Fundamentos da educação de surdos. Florianópolis: UFSC. 2006. Disponível em: https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/fundamentosDaEducacaoDeSurdos/assets/279/TEXTO_BASE-Fundamentos_Educ_Surdos.pdf. Acesso em: 14 de ago. 2022.
  • [24] SAMPAIO, R. M. Práticas de ensino e letramentos em tempos de pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, 9(7):1-16, 2020.
  • [25] SANTOS, Gisele Minozzo. OLIVEIRA, Uilson Nunes. Tenho um aluno surdo, e agora? A práxis docente frente à inclusão de educandos surdos. In: PDE, Os desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do professor PDE. Paraná, 2016.
  • [26] SASSAKI, Romeu Kazumi. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Revista Nacional de Reabilitação. São Paulo: ano 5 nº. 24, jan./fev. 2002, p. 6-9.
  • [27] SCHMIDT, Renata. Pessoa com Deficiência, conheça o termo correto. guiaderodas.com, 2020. Disponível em: https://guiaderodas.com/pessoa-com-deficiencia-necessidades-especiais/ Acesso em: 10 ago. 2022
  • [28] SILVA, Arlindo; RIBEIRO, Carlos Tavares; DIAS, João; SOUSA, Luís. Desenho Técnico Moderno. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
  • [29] VALE, Mauricio Soares do; BRAGA, Ana Claudia Fehelberg Pinto. METODOLOGIAS ATIVAS E O USO DAS TDIC ́S: Analisando e desvelando indícios para ações pedagógicas na formação do aluno surdo. Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Colatina, 2020.
  • [30] XAVIER, Gustavo; FARBIARZ, Jackeline Lima. Jogos Eletrônicos na Educação Formal: fantasia e controle para expectativas e perspectivas In: FARBIARZ, Alexandre; FARBIARZ, Barbara; HEMAIS, Jane Wilcox. Design para uma educação inclusiva, São Paulo: Blucher, 2016.
  • [31] ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, São Leopoldo, RS: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, v. 22, n. 2, p. 147-155, abr./jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.04. Acesso em: 29 fev. 2022.
Como citar:

GARCEZ, Joyce Lara Araújo da Fonseca; SACRAMENTO, Roberto Luiz do; "Design inclusivo: reflexões acerca dos recursos gráficos- visuais para o ensino profissionalizante de surdos.", p. 3410-3426 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4313550

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações