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Design, história e higiene menstrual nos anúncios da marca Camelia (1930 -1933)

Design, history and menstrual hygiene in Camelia’s brand advertisements (1930 -1933)

MAGALHÃES, Fernanda ;

Artigo:

O presente artigo busca observar territórios e identidades, refletindo especialmente sobre como propagandas da marca Camelia, veiculadas entre os anos de 1930 e 1933, retratam a figura da mulher e o paradigma da menstruação. Os veículos em que aparecem os anúncios são Jornal Correio da Manhã, Revista Excelsior e Revista A Noite ilustrada. Pretende-se evidenciar considerações sobre a maneira com a qual o design gráfico e a comunicação visual da década de 1930 representam o tema da higiene menstrual no conteúdo, na imagem e em aspectos gráficos de artefatos selecionados.

Artigo:

The present article seeks to observe territories and identities, especially reflecting on how Camelia’s brand advertisements, published between the years of 1930 and 1933, portray the woman's figure and the menstruation paradigm. The vehicles in which the advertisements appear are Correio da Manhã Newspaper, Excelsior magazine and A Noite ilustrada magazine. We intend to highlight considerations about the way in which graphic design and visual communication from the 1930s represent the theme of menstrual hygiene in the content, image and graphic aspects of selected artifacts.

Palavras-chave: Design Gráfico; Publicidade; Higiene Menstrual.,

Palavras-chave: Graphic design; Advertising; Menstrual Hygiene.,

DOI: 10.5151/ped2022-5748836

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Como citar:

MAGALHÃES, Fernanda; "Design, história e higiene menstrual nos anúncios da marca Camelia (1930 -1933)", p. 719-730 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-5748836

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