Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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Design gráfico para causas sociais: a territorialidade como elemento balizador para a construção da marca gráfica de um coletivo de mulheres quilombolas

Graphic design for social causes: territoriality as a guiding element for the construction of the graphic brand of a collective of quilombola women

Guimarães, Juliana; Silva, Sérgio Antônio;

Artigo completo:

A partir da reflexão sobre o design gráfico com finalidade social, este trabalho buscou identificar os elementos que caracterizam a territorialidade de um coletivo de mulheres em uma comunidade remanescente de quilombo, com a finalidade de se elaborar estratégias que confiram visibilidade social do grupo. Uma dessas táticas encontra-se no campo da comunicação visual, a partir de marcas gráficas de cunho social. Assim, adotou-se os preceitos metodológicos da pesquisa exploratória de natureza qualitativa, utilizando a hermenêutica de Wilhelm Dilthey para interpretação dos resultados. Constatou-se que a territorialidade do coletivo é caracterizada feminismo negro e o autoconhecimento, conceitos norteadores para a criação da marca. Mediante esta pesquisa, é possível afirmar que o design gráfico voltado às causas sociais deve fomentar a reflexão crítica no próprio designer e na sociedade e buscar estratégias de inovação e melhoria social a partir de ações que colaborem para que minorias sociais se tornem socialmente visíveis

Artigo completo:

Based on the reflection on graphic design for social purposes, this work sought to identify the elements that characterize the territoriality of a collective of women in a remnant quilombo community, in order to develop strategies that can provide social visibility for the group. One of these tactics is found in the field of visual communication, based on social graphic brands. Thus, the methodological precepts of exploratory research of a qualitative nature were adopted, using the hermeneutics of Wilhelm Dilthey to interpret the results. It was found that the collective's territoriality is characterized by black feminism and self-knowledge, guiding concepts for the creation of the brand. Through this research, it is possible to affirm that graphic design aimed at social causes should foster critical reflection in the designer and in society and seek strategies for innovation and social improvement based on actions that collaborate so that social minorities become socially visible.

Palavras-chave: design gráfico; engajamento social; mulheres quilombolas; marca gráfica; feminismo negro,

Palavras-chave: graphic design; social engagement; quilombola women; graphic brand; black feminism,

DOI: 10.5151/cid2020-49

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Como citar:

Guimarães, Juliana; Silva, Sérgio Antônio; "Design gráfico para causas sociais: a territorialidade como elemento balizador para a construção da marca gráfica de um coletivo de mulheres quilombolas", p. 625-638 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-49

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