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Design Gráfico Inclusivo para adolescentes: cartilha educativa de orientações aos professores de estudantes com deficiência auditiva

Inclusive Graphic Design for teens: educational booklet for teachers of students with hearing loss

Medina, Camila; Seles, Thiago Pestillo; Domiciano, Cassia Leticia Carrara; Ranaldi, Laís; Jacob, Regina Tangerino de Souza;

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O Sistema de Frequência Modulada é um importante dispositivo auxiliar de audição que contribui na recepção da fala do professor pelo aluno com deficiência auditiva, trazendo benefícios no ambiente escolar. Entretanto, alguns estudos indicam resistência de uso por parte de estudantes e docentes. Dessa forma, faz-se necessário propor estratégias que promovam a aceitação desse dispositivo em sala de aula. Para tal, este estudo demonstra a concepção de uma cartilha em forma de diário dialogado, que utiliza linguagem gráfica e textual voltada ao público jovem, baseada em princípios de Design da Informação e Design Gráfico Inclusivo. Através de pesquisa teórica, organizou-se diretrizes compiladas de autores de diversas áreas, afim de sustentar as escolhas do conteúdo, linguagem, layout, tipografia e ilustração. As informações foram então organizadas de forma didática e de fácil compreensão. Foram considerados parâmetros como conteúdo, linguagem, layout, tipografia, ilustração. As informações sobre uso e estratégias de comunicação resultaram em uma cartilha de 16 páginas, com ilustrações em formato de história em quadrinhos (HQ), disponível na forma impressa e digital, com diversos elementos para a personalização e a gamificação. Este projeto buscou impactar em resultados positivos no uso efetivo do Sistema FM nas escolas. O design proporcionou a ressignificação de informações importantes em uma linguagem gráfica adequada e contemporânea. Além da preocupação com a apreensão da informação pela organização e hierarquia de elementos, valeu-se da forte identidade gráfica, elementos tipográficos, formas e cores, além de um estilo de ilustração identificado com a mídia e o universo visual ao qual o usuário pertence.

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The Frequency Modulated System is an important auxiliary hearing device that contributes to the reception of the teacher's speech by the hearing impaired student, bringing benefits to the school environment. However, some studies indicate resistance of use by students and teachers. Thus, it is necessary to propose strategies that promote the acceptance of this device in the classroom. To this end, this study demonstrates the design of a booklet in the form of a dialogue diary, which uses graphic and textual language aimed at the young public, based on principles of Information Design and Inclusive Graphic Design. After the compilation of the theoretical reference, the information was organized in a didactic and easy to understand way. Parameters such as content, language, layout, typography, and illustration were considered. Information on usage and communication strategies resulted in a 16-page with comic book (CB) illustrations, available in both print and digital form, with various elements for personalization and gamification. This project sought to impact on positive results in the effective use of the FM System in schools. The design provided the re-signification of important information in a suitable and contemporary graphic language. In addition to the preoccupation with the information apprehension by the organization and hierarchy of elements, it was worth of the strong graphic identity, typographic elements, forms and colours, besides a style of illustration identified with the media and the visual universe to which the user belongs.

Palavras-chave: sistema FM, design da informação, design gráfico inclusivo, cartilha informativa, deficiência auditiva,

Palavras-chave: FM system, information design, inclusive graphic design, informative booklet, hearing impaired,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0367

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Como citar:

Medina, Camila; Seles, Thiago Pestillo; Domiciano, Cassia Leticia Carrara; Ranaldi, Laís; Jacob, Regina Tangerino de Souza; "Design Gráfico Inclusivo para adolescentes: cartilha educativa de orientações aos professores de estudantes com deficiência auditiva", p. 1120-1130 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0367

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