Novembro 2021 vol. 9 num. 4 - I Seminário de Pesquisa PPGDesign

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design, gênero e poder: opressão do discurso hegemônico sobre o corpo feminino e estratégias de transgressão por mulheres com câncer de mama

Design, gênero e poder: opressão do discurso hegemônico sobre o corpo feminino e estratégias de transgressão por mulheres com câncer de mama

Ferro, Débora ; Correia, Walter ; Araújo, Kátia ;

Artigo:

Este artigo enfoca questões de gênero e poder no campo do design, relacionando-as à mulher e ao corpo feminino. Em contextos culturais onde predomina um pensamento patriarcal, o corpo feminino é frequentemente objetificado e as transformações corporais (a exemplo do câncer de mama) fazem com que esse corpo-objeto deixe de atender às idealizações operadas pelo sistema vigente, reforçando ainda mais a sensação de desconformidade experimentada pelas mulheres. Propomos contribuir com a temática à luz das teorias propostas pelas autoras Michelle Perrot (2007) e Teresa de Lauretis (1994). Por meio da reflexão sobre dados empíricos de uma busca preliminar, pretendemos reconhecer algumas tecnologias de gênero e perceber estratégias que as mulheres utilizam para lidar com o gendramento do mundo e, ao mesmo tempo, escapar deste lugar engendrado, seja por meio do uso de artefatos, seja através da ressignificação do olhar para si mesmas.

Artigo:

Este artigo enfoca questões de gênero e poder no campo do design, relacionando-as à mulher e ao corpo feminino. Em contextos culturais onde predomina um pensamento patriarcal, o corpo feminino é frequentemente objetificado e as transformações corporais (a exemplo do câncer de mama) fazem com que esse corpo-objeto deixe de atender às idealizações operadas pelo sistema vigente, reforçando ainda mais a sensação de desconformidade experimentada pelas mulheres. Propomos contribuir com a temática à luz das teorias propostas pelas autoras Michelle Perrot (2007) e Teresa de Lauretis (1994). Por meio da reflexão sobre dados empíricos de uma busca preliminar, pretendemos reconhecer algumas tecnologias de gênero e perceber estratégias que as mulheres utilizam para lidar com o gendramento do mundo e, ao mesmo tempo, escapar deste lugar engendrado, seja por meio do uso de artefatos, seja através da ressignificação do olhar para si mesmas.

Palavras-chave: artefatos; corpo feminino; câncer de mama; autoimagem; tecnologias de gênero,

Palavras-chave: artefatos; corpo feminino; câncer de mama; autoimagem; tecnologias de gênero,

DOI: 10.5151/isspppgdesign-09

Referências bibliográficas
  • [1] LAURETIS, Teresa De. A tecnologia do gênero. Tradução de Suzana Funck. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 206-242.
  • [2] PERROT, Michelle. Minha História das Mulheres. Tradução: Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2007.
  • [3] . Acesso em: 15 ago. 2021.
  • [4] . Acesso em: 15 ago. 2021.
  • [5] . Acesso em: 15 ago. 2021.
Como citar:

Ferro, Débora; Correia, Walter; Araújo, Kátia; "Design, gênero e poder: opressão do discurso hegemônico sobre o corpo feminino e estratégias de transgressão por mulheres com câncer de mama", p. 92-100 . In: Anais do I Seminário de Pesquisa PPGDesign . São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/isspppgdesign-09

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações