Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design generativo de texturas paramétricas bioinspiradas na morfologia vegetal maranhense.

Generative design of bio-inspired parametric textures in Maranhão's vegetable morphology.

Santos, Marcelo Cássio Lima ; Maia, Ivana Marcia Oliveira ; Furtado, Cássia Cordeiro ; Silva, Inez Maria Leite da ; , ;

Resumo:

O design generativo é um processo que utiliza ferramentas computacionais para a geração algorítmica da forma. É nesse contexto efervescente de tecnologias computacionais associado a concepções que utilizam a natureza como mentora das relações que se promove o objetivo dessa pesquisa que é de propor um repertório digital, a partir de texturas bioreferrenciadas na morfologia vegetal maranhense, que seja capaz de produzir opções de design e/ou arquitetura a partir da exploração da morfologia vegetal. As texturas desempenham um papel fundamental no design de artefatos e na arquitetura, pois permitem configurar a primeira abordagem sensorial e experiencial com o usuário construindo uma resposta emocional, promovendo um impacto na aceitação ou rejeição do produto. O pensamento metodológico para essa pesquisa baseia-se em uma abordagem exploratória de design envolvidos no escopo geral do método de pesquisa Design Science Research. Sendo assim, a estrutura geral da pesquisa inicia-se com uma revisão de literatura, seguida da pesquisa de campo, pesquisa exploratória digital, prototipagem generativa e produção do repertório digitalizado. Com os resultados dessa pesquisa espera-se resolver problemáticas em relação a aspectos estético-comunicativos, funcionais, de usabilidade, de interação e sensorialidade de artefatos.

Resumo:

Generative design is a process that uses computational tools for the algorithmic generation of shape. It is in this effervescent context of computational technologies associated with conceptions that use nature as a mentor of relationships that the objective of the research is promoted, which is to build a digital repertoire, from textures bioreferenced in the Maranhão vegetable morphology, that is capable of producing design options and/or architecture from the exploration of natural morphology. Textures play a fundamental role in the design of artifacts and architecture, as they allow configuring the first sensorial and experiential approach with the user, building an emotional response, promoting an impact on the acceptance or rejection of the product. The methodological thinking for this research is based on an exploratory and descriptive approach to design involved in the general scope of the Design Science Research research method. Thus, the general structure of the research begins with a literature review, followed by field research, exploratory digital research, generative prototyping and production of the digitized repertoire. With the results of this research, it is expected to solve problems related to aesthetic- communicative, functional, usability, interaction and sensorial aspects of artifacts.

Palavras-chave: Design generativo; texturas; bioinspiração,

Palavras-chave: Generativedesign;textures;bio-inspired,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-107

Referências bibliográficas
  • [1] "ARRUDA, Amilton. Métodos e processos em biônica e biomimética: a revolução tecnológica pela
  • [2] natureza. São Paulo: Blucher, 2018.
  • [3] DINO, Ipek Gursel. Creative design exploration by parametric generative systems in architecture. METU
  • [4] Journal of the Faculty of Architecture, Turquia, v.29, n.1, p. 207-224, jan/2012.
  • [5] PATIÑO, E., TORREBLANCA-DÍAZ, D. A., VALENCIA-ESCOBAR, A., & ZULETA, A. Classification, characterization and abstraction of vegetable surfaces for design. International Journal of Design & Nature and Ecodynamics, Canada, v.14, n.2, p. 131-146, fev/2019.
  • [6] MONIZZA, Gabriele et al. Parametric and Generative Design Techniques for Mass-Customization in
  • [7] Building Industry. Procedia CIRP, Cran_eld, v.60, p. 392-397, mai/201
  • [8] SANTOS, Aguinaldo dos. Seleção do método de pesquisa: guia para pós-graduando em design e áreas
  • [9] afins. Curitiba, PR: Insight, 2018.
  • [10] SARUHASHI, M. L. Design generativo: investigação teórica do método computacional de projeto em
  • [11] arquitetura. 2020. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Católica de Pernambuco.
  • [12] Recife, 2020.
  • [13] SODDU, Celestino. Generativism: generative art, Science and design. 2014. Disponível em:
  • [14] www.generativism.com. Acesso em 18 maio. 2023.
  • [15] TORREBLANCA-DÍAZ, David; MAZO, Ever. Texturas bioinspiradas y fabricación digital. Medellín: Editorial
  • [16] UPB, 2021."
Como citar:

Santos, Marcelo Cássio Lima; Maia, Ivana Marcia Oliveira; Furtado, Cássia Cordeiro; Silva, Inez Maria Leite da; , ; "Design generativo de texturas paramétricas bioinspiradas na morfologia vegetal maranhense.", p. 1522-1525 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-107

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações