Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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Design Estratégico na área da saúde: proposta metodológica para a Inovação Cultural e Social de associações ligadas a doenças raras

Strategic Design in Healthcare: a methodological approach to Cultural and Social Innovation for rare diseases patients’ organizations

Bittencourt, Gustavo Berwanger; Freire, Karine de Mello;

Artigo completo:

A abordagem do Design para as comunidades criativas e a Inovação Social já conta com uma rica trajetória em teoria e projetos ao longo de quase duas décadas. Contudo, uma natural concentração de pesquisa e prática em determinadas áreas sociais deixa em aberto outras, o que apresenta muitas oportunidades. Neste artigo, é introduzida a área da saúde nesse diálogo, especificamente os desafios das associações de pacientes de doenças raras, as quais apresentam características de comunidades criativas e que, entende-se, poderiam beneficiar-se da abordagem do Design Estratégico para Inovação Cultural e Social por sua necessidade de reformular seus modelos organizacionais. Nessa intersecção, é identificada uma lacuna no Design Estratégico: a falta de uma ferramenta para o projeto de estratégias organizacionais que não esteja vinculada à cultura gerencial. Então, é proposta a transformação do Social Innovation Scanner, ferramenta de análise de maturidade de iniciativas de Inovação Social em ferramenta prospectiva e projetual para a formulação de estratégias organizacionais de associações de pacientes de doenças raras. Conclui-se que essa proposta pode ajudar a preencher com coerência teórico-metodológica tal lacuna de métodos e ferramentas para comunidades que desejam inovar em seu modelo organizacional sem precisar recorrer às soluções mais tradicionais disponíveis, especialmente aquelas de lógica mercadológica.

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The Design approach on creative communities and Social Innovation already has a rich trajectory in theory and projects built during the last two decades. However, a natural concentration of research and practice in certain social areas leaves others open. This situation presents many opportunities. In this article, the healthcare area is brought to this dialogue, more specifically the challenges of rare disease patients' organizations, which have characteristics of creative communities and which, it’s our understanding, could benefit using the Strategic Design for Cultural and Social Innovation approach when dealing with the need to reformulate its organizational models. At this intersection, a gap in Strategic Design is identified: the lack of a tool for the design of organizational strategies that is not linked to the management culture. Therefore, it is proposed here to transform the Social Innovation Scanner, a tool for analyzing the maturity of Social Innovation initiatives into a prospective and design tool for the formulation of organizational strategies for rare disease patients’ organizations. It is concluded that this proposal can help to fill this gap with specific methods and tools for communities that wish to innovate in their organizational model without having to resort to the most traditional solutions available, especially those born out of the market logic.

Palavras-chave: Design Estratégico; Inovação Social; Codesign; Doenças Raras; Associativismo,

Palavras-chave: Strategic Design; Social Innovation; Codesign; Rare Disease; Patients’ Organizations,

DOI: 10.5151/cid2020-47

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Como citar:

Bittencourt, Gustavo Berwanger; Freire, Karine de Mello; "Design Estratégico na área da saúde: proposta metodológica para a Inovação Cultural e Social de associações ligadas a doenças raras", p. 599-612 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-47

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