Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design estratégico e a emergência da COVID-19

Strategic design and the emergence of COVID-19

Barauna, Debora; Horlle, Fernando G.; Freire, Karine;

Artigo completo:

A crise pandêmica da COVID-19 acabou por revelar a complexidade das situações adversas e o impacto dessas gerado em diversas camadas da existência humana. Diante disso, neste artigo, questiona-se a importância de um agir estratégico do design. Objetiva-se, então, dissertar o sobre o surgimento e a evolução do conceito de design estratégico como uma cultura emergente que se forma para o enfrentamento de situações complexas. O estudo se dá por meio de uma revisão narrativa e cronológica de obras de Ezio Manzini, com colaborações pontuais de Ana Meroni e Arturo Escobar, até se chegar em um recorte de iniciativas internacionais de design, interessadas em contribuir estrategicamente com o cenário pandêmico vivido. De maneira geral, as visões conceituais retóricas apontadas por Manzini mostram a atualidade e relevância de uma cultura de design capaz de operar na emergência, ressignificando e hibridizando relações ecossistêmicas entre mundos físicos e digitais e propondo soluções sociotécnicas.

Artigo completo:

The COVID-19 pandemic crisis ended up revealing the complexity of adverse situations and their impact on different layers of human existence. In this article, the importance of strategic design action is questioned. Therefore, aiming to talk about the emergence and evolution of the concept of strategic design as an emerging culture that is formed to face complex situations. The study takes place through a narrative and chronological review of works by Ezio Manzini, with specific collaborations by Ana Meroni and Arturo Escobar, until arriving at a group of international design initiatives, interested in contributing strategically to the pandemic scenario experienced. In general, the rhetorical conceptual views pointed out by Manzini show the relevance of a design culture capable of operating in the emergency, resignifying and hybridizing ecosystem relations between physical and digital worlds and proposing socio-technical solutions.

Palavras-chave: Design Estratégico; COVID-19; Situações Complexas; Cultura de Design; Hibridismo,

Palavras-chave: Strategic Design; COVID-19; Complex Situations; Design Culture; Hybridity,

DOI: 10.5151/cid2020-46

Referências bibliográficas
  • [1] COVID-19 Design Challenge. Home. Disponível em: https://covid19designchallenge.org/. Acesso em:
  • [2] 25 jul. 2020a.
  • [3] COVID-19 Design Challenge. Vulnerable Communities: Postcards for isolated elders. Disponível
  • [4] em: https://covid19designchallenge.org/vulnerable-communities/. Acesso em: 25 jul. 2020b.
  • [5] DESIGN FOR EMERGENCY. Analysis: Brasil. Disponível em:
  • [6] https://www.designforemergency.com/analysis/br. Acesso em: 25 jul. 2020.
  • [7] DI FELICE, Massimo. Pós-complexidade: as redes digitais vistas a partir de uma perspectiva reticular.
  • [8] Entrevista ao Instituto Humanitas: Unisinos, nov. 2011.
  • [9] DI FELICE, M. Paisagens pós-urbanas: o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do
  • [10] habitar. São Paulo: Annablume, 2009.
  • [11] ESCOBAR, A. Autonomous design and the emergent transnational critical design studies field, in:
  • [12] Strategic Design Research Journal, 11 (2), 2018.
  • [13] KRENAK, A. O amanhã não está à venda, Companhia das Letras. São Paulo: 2020.
  • [14] MADEIRA, M. G. Economia criativa. Implicações e desafios para a política externa brasileira.
  • [15] Brasília: FUNAG, 2014.
  • [16] MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações
  • [17] colaborativas e novas redes projetuais. Cadernos do Grupo de Altos Estudos, Rio de Janeiro: Epapers, v. 1, 2008.
  • [18] MANZINI, E. Design: quando todos fazem design – uma introdução ao design para a inovação social,
  • [19] Editora Unisinos. São Leopoldo: 2017.
  • [20] MANZINI, E.; CULLARS, J. Prometheus of the everyday: the ecology of the artificial and the designer's
  • [21] responsibility, in: Design Issues, Cambridge, v. 9, n. 1, p. 5-20, 1992.
  • [22] MANZINI, E. Design cultures and dialogic design, in: Design Issues, Cambridge, v. 32, n. 1. p. 52-
  • [23] 59, 2016.
  • [24] MANZINI, E. Introduction, in: MERONI, A.; SANGIORGI, D. Design for Services, [S.l.]: Gower
  • [25] Publishing, 2011.
  • [26] MANZINI, E. COVID-19 and Social Innovation: Contactless sociability and hybrid communities of place,
  • [27] in: DESIS NETWORK – Design for Social Innovation and Sustainability. Disponível em:
  • [28] https://www.desisnetwork.org/2020/04/07/social-innovation-contactless-sociability-and-hybridcommunities-of-place/. Acesso em: 7 jul. 2020.
  • [29] MANZINI, E. Strategic design for sustainability: towards a new mix of products and services, in:
  • [30] Proceedings First International Symposium on Environmentally Conscious Design and
  • [31] Inverse Manufacturing. IEEE, p. 434-437, february, 1999.
  • [32] MANZINI, E. Strategic design for sustainability: instruments for radically oriented innovation, in:
  • [33] JÉGOU, F.; MANZINI, E. Sustainably everyday: scenarios of urban life, Edizioni Ambiente. Milano,
  • [34] p. 231-234, 2003.
  • [35] MANZINI, E.; PENIN L.; GONG, M.; CIPOLL, C.; M’RITHAA, M.; MENDOZA, A. The DESIS Network:
  • [36] Design and Social Innovation for Sustainability, in: The Journal of Design Strategies: Change
  • [37] Design. v. 4, n. 1. p. 14-21, Spring, 2010.
  • [38] MERONI, A. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent
  • [39] discipline. Strategic Design Research Journal, v. 1, n. 1, p. 31–38, 2008.
  • [40] MERONI, A.; SANGIORGI, D. Design for Services, [S.l.]: Gower Publishing, 2011.
  • [41] MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online.
  • [42] Revista UFG, v. 20, 2020.
  • [43] NEWBIGIN, J. What is the creative economy? From ‘creative industries’ to ‘creative economy’ – how
  • [44] the idea of creative industries and the creative economy has changed in the last 20 years. Creative
  • [45] Economy, British Council, UK, 2016. Disponível em: http://creativeconomy.britishcouncil.
  • [46] org/guide/what-creative-economy/. Acesso em: dez. 2016.
  • [47] NEWBIGIN, J.; ROSSELLÓ, P.; WRIGHT, S. The creative economy: an introductory guide. British
  • [48] Council, UK, 2010
  • [49] REVISTA PROJETO. MCB e FAUUSP promovem o Desafio Internacional Design for
  • [50] Emergency – Semeando Ideias. Disponível em: https://revistaprojeto.com.br/noticias/mcb-e-fauusppromovem-o-desafio-internacional-design-for-emergency-semeando-ideias/. Acesso em: 25 jul. 2020.
  • [51] ROSSI, E.; DI NICOLANTONIO, M.; CESCHIN, F.; MINCOLELLI, G.; SANTOS, A.; KOHTALA, C.;
  • [52] JACQUES, E.; CIPOLLA, C.; MANZINI, E. Design contributions for the COVID-19 global
  • [53] emergency. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/sdrj/pages/view/call. Acesso em: 30
  • [54] jul. 2020.
  • [55] SCHLEMMER, E.; MOREIRA, J. A Modalidade da Pós-Graduação Stricto Sensu em discussão: dos
  • [56] modelos de EaD aos ecossistemas de inovaç
Como citar:

Barauna, Debora; Horlle, Fernando G.; Freire, Karine; "Design estratégico e a emergência da COVID-19", p. 587-598 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-46

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações