Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design estratégico aplicado ao desenvolvimento de um serviço de moda para mulheres que fizeram cirurgia bariátrica

Strategic design applied to the development of a fashion service for women who underwent bariatric surgery

ANCELMO, Tainá ; FREIRE, Karine ;

Artigo:

A moda que apenas se preocupa com imagem, roupas bonitas e padronização de corpos e belezas tem sido muito questionada, em especial no ano de 2020, que teve a pandemia da Covid-19 como um catalisador desses questionamentos. Tendo em vista este contexto, o presente artigo se dedica a apresentar o processo de desenvolvimento de um serviço de moda para mulheres que fizeram cirurgia bariátrica, considerando a sustentabilidade e o bem estar como pilares principais. Procura descrever alguns conceitos de autores da área e explorar o uso de ferramentas metodológicas metaprojetuais e projetuais do Design Estratégico. É através da pesquisa contextual, pesquisa Blue Sky, Benchmarking, entrevista estruturada e dos recursos de mapa de empatia e mapa de jornada do usuário que se chega a uma proposta de solução de serviço que busca contribuir para uma moda mais empática e sustentável.

Artigo:

The fashion industry that only focus on image, beautiful clothes and body standards and beauty has been widely questioned, especially in 2020, year plagued by Covid-19 pandemic, in which several reflections and revisions of values accelerate. In this context, this article is dedicated to developing a fashion service for women who underwent bariatric surgery, considering sustainability and well-being its main pillars. It seeks to describe some concepts of authors in the field and explore the use of metaproject and project tools of Strategic Design. Through the context research, Blue-Sky research, Benchmarking, structured interview and the resources of empathy map and user journey map, a solution proposal is presented as a service, which is expected to contribute to a more empathic and sustainable fashion.

Palavras-chave: Moda. Design Estratégico. Design de Serviço. Cirurgia Bariátrica.,

Palavras-chave: Fashion. Strategic Design. Service Design. Bariatric Surgery.,

DOI: 10.5151/ped2022-5345332

Referências bibliográficas
  • [1] 3JNS In: 3JNS. [S. l., 2020?]. Disponível em: https://www.3jns.com.br/. Acesso em: 13 dez. 2020.
  • [2] A CIRURGIA bariátrica. In: SBCBM. São Paulo, 5 out. 2017. Disponível em: https://www.sbcbm.org.br/a-cirurgia-bariatrica/. Acesso em: 13 dez. 2020.
  • [3] AQUI o que é meu também é seu. In: ROUPATECA. São Paulo, [2020?]. Disponível em: https://aroupateca.com/. Acesso em: 13 dez. 2020.
  • [4] BARIANTESEDEPOIS. Desfilando em seu feed @naitianaraujo com sua incrível evolução. Se ela conseguiu você também consegue! [S. l], 30 nov 2020. Instagram: @bariantesedepois. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CIOqwr4g1ec/. Acesso em 13 dez. 2020.
  • [5] BERLIM, Lilyan. Moda e sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: Editora Estação das Letras, 2012.
  • [6] Bhutta, K.S.and Huq, F. (1999). Benchmarking – best practices: an integrated approach. Benchmarking: An International Journal, [s.l], vol. 6, n. 3, set 1999, p. 254-268. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/14635779910289261/full/html. Acesso em 12 dez. 2020.
  • [7] CIRURGIA bariátrica cresce 84,73% entre 2011 e 2018. In: SBCBM. São Paulo, 28 ago. 2019. Disponível em: https://www.sbcbm.org.br/cirurgia-bariatrica-cresce-8473-entre-2011-e-2018/. Acesso em: 13 dez. 2020.
  • [8] CORACCINI, Rafael. Coca-Cola usa games e rede social para gerar vendas incrementais. In: WHOW. São Paulo, 2 ago. 2019. Disponível em: https://www.whow.com.br/startups/coca-cola-usa-games-gerar-vendas/?cli_action=1607892786.675. Acesso em: 13 dez. 2020.
  • [9] DUARTE, Gabriela Garcez. O fast-fashion e o fator humano: Uma abordagem para a conscientização da produção e do consumo e eliminação do trabalho escravo contemporâneo. In: Colóquio de Moda, 11., 2015, Curitiba. Anais eletrônicos [...] Paraná, 2015. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202015/ARTIGOS-DE-GT/GT10-MODA-E-SUSTENTABILIDADE/GT-10--FAST-FASHION-E-O-FATOR-HUMANO.pdf . Acesso em: 8 dez. 2020.
  • [10] ECONOMIZE até 90% em peças gentilmente usadas. In: REPASSA. São Paulo, [2020?]. Disponível em: https://www.repassa.com.br/?gclid=CjwKCAiAlNf-BRB_EiwA2osbxYkl8KjZ1nuvGqRhYtefSA9Ao_7aZ_yB4nmSeN60LzjOMHSMgw8NHhoCvJkQAvD_BwE. Acesso em: 13 dez. 2020.
  • [11] FERREIRA, Bruna. et al. Designing Personas with Empathy Map. Researchgate, maio 2015. DOI: 10.18293/SEKE2015-152. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/276207468_Designing_Personas_with_Empathy_Map. Acesso em: 5 dez. 2020.
  • [12] FLETCHER, K; GROSE, L. Moda & sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
  • [13] FRAGOSO, Sueli; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para a internet. Porto Alegre: Sulina 20
  • [14] FRINGS, Gini Stephens. Moda: do conceito ao consumidor. 9. Ed. São Paulo: Bookman Porto Alegre, 2012.
  • [15] KIMBELL, Lucy. Design and creativity: policy, management and practice. Design and Creativity: Policy, Management and Practice. Oxford: Berg, 2009
  • [16] LACERDA, Rosana Maria Resende. et al. Percepção da imagem corporal em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 45, n. 2, maio 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rcbc/v45n2/pt_0100-6991-rcbc-45-02-e1793.pdf. Acesso em: 5 dez. 2020.
  • [17] MARCAR consultas, exames e outros serviços. In: DRCONSULTA. [S. l., 2020?]. Disponível em: https://www.drconsulta.com/servicos/consultas?atendimento=video. Acesso em: 13 dez. 2020.
  • [18] MEDRADO, Marília. 17 mitos e verdades sobre a cirurgia bariátrica. In: CLÁUDIA. [S. l.], 2013. Disponível em: https://claudia.abril.com.br/saude/17-mitos-e-verdades-sobre-a-cirurgia-bariatrica/. Acesso em: 13 dez. 2020.
  • [19] MERONI, Anna; SANGIORGI, Daniela. Design for Services. Farnham: Gower, 2011
  • [20] MIND map. In: MIRO. [S. l., 2020?]. Disponível em: https://miro.com/app/board/o9J_lbFE-eI=/. Acesso em: 13 dez. 20
  • [21] NABUCO, Cristina. Cirurgia bariátrica: entenda o procedimento e o pós-operatório. In: CLÁUDIA. [S. l.], 2017. Disponível em: https://claudia.abril.com.br/saude/cirurgia-bariatrica-especialistas-duvidas-pos-operatorio/. Acesso em: 13 dez. 2020.
  • [22] O MERCADO pós-coronavírus: mudanças. In: USEFASHION. [S. l.], 2020. Disponível em: https://nova.usefashion.com/trends/7529/report/O-mercado-p%C3%B3s-coronav%C3%ADrus%3A-mudan%C3%A7as. Acesso em: 28 dez. 2020.
  • [23] QUEM pode fazer. In: SBCBM. São Paulo, 5 out. 2017. Disponível em: https://www.sbcbm.org.br/quem-pode-fazer/. Acesso em: 13 dez. 2020.
  • [24] SALVEMOS los muebles. In: IKEA. [S. l., 2020?]. Disponível em: https://www.ikea.com/es/es/campaigns/salvemos-los-muebles-pubc88453a1. Acesso em: 13 dez. 2020.
  • [25] SKALETSKY, Celso Carnos (Org.). Design estratégico em ação. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2016
  • [26] SOMOSCÓS. CÓS costura consciente não é por acaso, todo nosso negócio é baseado em práticas colaborativas para o desenvolvimento do ecossistema local. A costura é uma prática que vem de gerações cheia de significados e está presente na vida de todo mundo, nosso guarda roupas conta histórias. A questão é: que história estamos vestindo? Porto Alegre, 11 set 2020. Instagram: @somos_cos. Disponível em: https://www.instagram.com/somos_cos/. Acesso em 28 dez. 2020.
  • [27] TEM dinheiro parado no seu guarda-roupa. In: REPASSA. São Paulo, [2020?]. Disponível em: https://www.repassa.com.br/sacoladobem. Acesso em: 13 dez. 2020.
  • [28] VIDAL, Iara. Ideias para adiar o fim do mundo: Ailton Krenak [S. l.: s. n.], 24 abr. 2020. 1 vídeo (1 h, 11 min 26 s). Publicado pelo canal Iara Vidal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ls8D5aZvqEQ&feature=youtu.be. Acesso em: 9 jun. 2020.
  • [29] YOUR goody box. In: THREDUP. [S. l., 2020?]. Disponível em: https://www.thredup.com/goody/quiz?boxId=5. Acesso em: 13 dez. 2020.
Como citar:

ANCELMO, Tainá; FREIRE, Karine; "Design estratégico aplicado ao desenvolvimento de um serviço de moda para mulheres que fizeram cirurgia bariátrica", p. 7940-7961 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-5345332

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações