Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design: entre ciência, técnica e arte

Design: between science, technique and art

Silva, Sérgio Luciano da ; Ribeiro, Rita Aparecida da Conceição ;

Artigo completo:

O presente artigo parte de algumas das conexões entre ciência, técnica e arte em busca decompreensão do lugar ontológico que ocupa o design em relação a esses campos. Apoiados nasreflexões dos teóricos do design, Tomás Maldonado, Rafael Cardoso, Beat Schneider e Gui Bonsiepe,cotejamos suas posições com a proposta do filósofo Vilém Flusser, de pensar o design enquanto umaponte entre ciência e arte. O resultado vai ao encontro do entendimento de que o design, enquantoum campo complexo e multidisciplinar, cobra reflexão e responsabilidade de assumirmos a relevânciade suas atribuições.

Artigo completo:

This paper starts from some of the connections between science, technique and art insearch of understanding the ontological place that design occupies in relation to these fields.Supported by the reflections of design theorists, Tomás Maldonado, Rafael Cardoso, Beat Schneiderand Gui Bonsiepe, we compared their positions with the proposal of the philosopher Vilém Flusser, tothink of design as a bridge between science and art. The result is in line with the understanding thatdesign, as a complex and multidisciplinary field, demands reflection and responsibility to assume therelevance of its attributions.

Palavras-chave: Teoria e crítica do design; filosofia; ciência; técnica; arte,

Palavras-chave: Theory and critique of design; philosophy; science; technical; art,

DOI: 10.5151/cid2020-33

Referências bibliográficas
  • [1] BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 201
  • [2] BURTT, Edwin A. As bases metafísicas da ciência moderna. Brasília: UnB, 1983.
  • [3] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Ubu Editora, 2016.
  • [4] FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Tradução Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
  • [5] HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. Tradução Dr. António Correia. Coimbra: Arménio Amado Editora, 7ª edição, 1980.
  • [6] KOESTLER, Arthur. O homem e o universo: como a concepção do universo se modificou, através dos tempos. Tradução Alberto Denis. São Paulo: Ibrasa, 2ª edição, 1989.
  • [7] KOYRÉ, Alexandre. Estudos de história do pensamento científico. Brasília: Forense Universitária; Editora Universidade de Brasilia, 1982.
  • [8] KOYRÉ, Alexandre. Estudos de história do pensamento filosófico. Brasília: Forense Universitária; Editora Universidade de Brasília, 1991.
  • [9] KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2ª edição, 1987.
  • [10] MALDONADO, Tomás. Cultura, sociedade e técnica. São Paulo: Blucher, 2012.
  • [11] MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. De máquinas y seres vivos: autopoiesis, la organización de lo vivo. 1ª edição, Buenos Aires: Lumen, 2003.
  • [12] POPPER, Karl R. Conjecturas y refutaciones: el desarrollo del conocimiento científico. Barcelona: Paidos, 1972.
  • [13] POPPER, Karl R. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 1975.
  • [14] POPPER, Karl R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1993.
  • [15] SCHNEIDER, Beat. Design – uma introdução: o design no contexto social, cultural e econômico. São Paulo: Blücher, 2010.
  • [16] SILVA, Sérgio L.; RIBEIRO, Rita. A. C. As relações entre arte e design: uma análise de discursos subjacentes e de pressupostos de comunicação. Alceu: Revista de Comunicação, Cultura e Política. (Online), Rio e Janeiro, v. 13, p. 116 – 126, 2013. Disponível em: < http://revistaalceu.com.pucrio.br/media/artigo8_26.pdf > Acesso em: 21 jun. 2013.
  • [17] SILVA, Sérgio L.; SILVA, Sérgio A. O Conceito aristotélico de mímesis aplicado ao processo criativo em design. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 21, n.1, p. 1–14, 2013. Disponível em: Acesso em: 15 jul. 2020.
  • [18] SILVA, S. L. Os fundamentos ontológicos das relações entre design e arte. 2019. 224 f. Tese (Doutorado em Design) — Escola de Design, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2020.
Como citar:

Silva, Sérgio Luciano da; Ribeiro, Rita Aparecida da Conceição; "Design: entre ciência, técnica e arte", p. 426-436 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-33

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações