Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN, ENGAJAMENTO & TRANSFORMAÇÃO: EXPOSIÇÃO INTERATIVA PARA A REDUÇÃO DE CESARIANAS DESNECESSÁRIAS E DA PREMATURIDADE IATROGÊNICA NO BRASIL

Spitz, Rejane ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta o projeto “Sentidos do Nascer”, uma exposição interativa e itinerante, que tem por objetivo a valorização do parto normal e nascimento, de forma a influenciar na modificação da cultura e contribuir para a redução da cesariana desnecessária e da prematuridade iatrogênica no Brasil. O cenário do excesso de cesariana no Brasil envolve uma complexa relação histórica, ética, política, econômica e sociocultural, que passa pela institucionalização do parto e relações de dominação da ciência, além da representação da cesariana na sociedade como procedimento seguro, rápido e sem dor. Do total dos nascimentos no Brasil em 2013, 56,7% foram por meio de cesáreas, e nos hospitais privados a proporção chegou a 80-90%, sendo a maioria de cesarianas eletivas sem indicação, com forte influência médica sobre a decisão da via de parto ao longo do pré-natal. Nesse cenário, há necessidade de melhor compreensão do imaginário social sobre o parto e nascimento, e de ações efetivas para reverter esta tendência, e foram esses os objetivos principais do projeto “Sentidos do Nascer”. Durante seu percurso na exposição, os visitantes se identificam com as temáticas do parto e nascimento – apresentadas por meio de elementos lúdicos e interativos, que provocam sensações, experiências e reflexões - tornando-se, assim, protagonistas da transformação. Aspectos referentes à concepção, desenvolvimento e resultados da exibição são apresentados e discutidos sob a ótica do Design, sublinhando-se seu potencial para promoção da educação, conscientização e mudança de comportamento da população em relação ao parto normal e à cesariana.

Artigo Completo:

Palavras-chave: design; interatividade; narrativa; parto; nascimento,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0324

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. MINISTÉRIO DA SAUDE. Secretaria de Atenção à Saude. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Sentidos do nascer: percepções sobre o parto e o nascimento. Catálogo. Brasília: Editora MS, Ministério da Saúde, 2015, 48 p.
  • [2] DIAS, Marcos A. B. et al. Trajetória das mulheres na definição pelo parto cesáreo: estudo de caso em duas unidades do sistema de saúde suplementar do Estado do Rio de Janeiro. Ciência & Saúde Coletiva. 2008, 13: P. 1521-1534.
  • [3] GAMBA Jr., Nilton. Narrativa e AIDS. Noites Felinas e as dualidades da experiência narrativa pós-moderna. 2006. Tese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Curso de Pós-graduação em Psicologia Clínica.
  • [4] NASCIMENTO, Bill E.M. et al. Neurociências, Artes Gráficas e Saúde Pública: Unindo Conhecimentos na Elaboração das Novas Advertências Sanitárias para Maços de Cigarros. História, Ciências, Saúde. Rio de Janeiro: Manguinhos, 2010, P. 243-252.
  • [5] NEVES, Ana. C. Q. B. ; SPITZ, Rejane. Novos encantamentos: design, hipermídia e motivação. In: IX Congresso Iberoamericano de Gráfica Digital, SIGraDi 2005, Lima. IX Congresso Iberoamericano de Gráfica Digital, SIGraDi 2005, Lima: 200 v. 01. P. 69-74.
  • [6] SPITZ, Rejane et al. Sentidos do Nascer: efeitos de uma exposição interativa na transformação da percepção sobre o parto e nascimento. In: MX Design Conference 2015, Cidade do México. MX Design Conference 2015 Proceedings. Cidade do México: Universidad Ibero Americana, 2015, v. 1, P. s/n.
  • [7] SPITZ, Rejane e Gamba Jr., Nilton. Design & campanhas anti-tabagismo: as novas imagens e advertências a serem impressas nos maços de cigarro no Brasil. In: 3º Congresso Internacional de Design da Informação, 2007, Curitiba. Anais do 3º Congresso Internacional de Design da Informação. Curitiba: SBDI, 2007, v. 1. P. s/n.
  • [8] SZKLO, André. S et al. Gains of stopping smoking: portraits of the dialogue between public health promotion, art and design. International Journal of Epidemiology, 2009, v. 38, P. 1459-1463.
  • [9] VOLCHAN, Eliane. et al. O impacto emocional das imagens de advertência em maços de cigarros. Ciência Hoje, 2009, v. 44, P. 32-37.
Como citar:

Spitz, Rejane; "DESIGN, ENGAJAMENTO & TRANSFORMAÇÃO: EXPOSIÇÃO INTERATIVA PARA A REDUÇÃO DE CESARIANAS DESNECESSÁRIAS E DA PREMATURIDADE IATROGÊNICA NO BRASIL", p. 3784-3794 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0324

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações