artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design Emocional, Integração Social e Universidade: consideração ao projetar para o idoso contemporâneo

Emotional Design, Social Integration and University: consideration when designing for the contemporary elderly

BORTOLINI, Hérica; PINA, Fernanda; NOGUEIRA, José Francisco Sarmento;

artigo:

Pautado na média de vida da população brasileira, o presente artigo dedica-se atender a crescente população de idosos. Universidades, através de cursos e eventos, procuram integrar esse grupo em seus campus. O PUC-Rio Mais de 50 é uma referência de troca de saberes e de atendimento de demandas desse público, sob a ótica do Design. Inspirado por esta ação, o objetivo é apresentar uma proposta de extensão universitária a ser ofertada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Para tanto, encontrar formas de integrar socialmente os idosos, por meio de serviços universitários complementou o objetivo. Compreender as razões emocionais de 25 idosos, usuários de atividades promovidas pela Associação Unidos da Feliz Idade em Mato Grosso do Sul, norteou o percurso metodológico. Por fim, o artigo apresenta uma peça gráfica para comunicar a proposta de extensão universitária sul-mato-grossense, considerando suportes teóricos do Design Emocional e a experiência do programa carioca.

artigo:

Based on the average life of the Brazilian population, this article is dedicated to attending to the growing population of the elderly. Universities, through courses and events, seek to integrate this group into their campus. The PUC-Rio More than 50 is a reference of exchange of knowledges and attendance of demands of this public, from Design's point of view. Inspired by this action, the objective is to present a proposal for university extension to be offered in Campo Grande, Mato Grosso do Sul. To do so, finding ways to socially integrate the elderly through university services complemented the objective. Understanding the emotional reasons of 25 elderly people, users of activities promoted by the United Happy Age Association in Mato Grosso do Sul, guided the methodological course. Finally, the article presents a graphic piece to communicate the proposal of university extension south-mato-grossense, considering theoretical supports of the Emotional Design and the experience of the carioca program.

Palavras-chave: Design Emocional; dança de salão; Universidade Aberta à Terceira Idade,

Palavras-chave: Emotion Design; ballroom dancing; Open University for Studies on the Elderly,

DOI: 10.5151/ped2018-3.2_ACO_15

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

BORTOLINI, Hérica; PINA, Fernanda; NOGUEIRA, José Francisco Sarmento; "Design Emocional, Integração Social e Universidade: consideração ao projetar para o idoso contemporâneo", p. 1667-1681 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-3.2_ACO_15

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações