Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design em tempos de pandemia: contribuições deuniversidades públicas e institutos federais

Design in times of pandemic: contributions from public universities and federalinstitutes

Oliveira, Lorena Gomes Ribeiro de ;

Artigo completo:

Universidades públicas e institutos federais, cumprindo sua função social, têm desenvolvidoimportantes ações no combate à pandemia de COVID-19 no Brasil. Cursos e departamentos de Designde todo o país, respondendo às urgências da sociedade, puderam agir em várias frentes de trabalho,dado o caráter interdisciplinar do design. As contribuições do design para o enfrentamento dapandemia, demonstram como as fronteiras do design se abrem e se alargam constantemente, comfluidez e hibridização, conforme observado por Moraes (2020). Este trabalho apresenta algumasdestas contribuições, com o objeto de registrar e difundir o que foi feito por cursos e departamentosde Design de universidades públicas e institutos federais nos primeiros meses da pandemia. As açõesrealizadas envolveram a educação, as práticas do design, a responsabilidade social e redescolaborativas, fazendo parte de um sistema mais complexo, produzindo conforme Morin (1996, p.274)“um emaranhado de ações, de interações, de retroações”.

Artigo completo:

Public universities and federal institutes, fulfilling their social function, have developed importantactions in the fight against the COVID-19 pandemic in Brazil. Design courses and their departmentsfrom all over the country, responding to society's urgencies, have been able to act on several workfronts, given the interdisciplinary nature of design. The contributions of design to the fight against thepandemic, demonstrate how the boundaries of design are constantly opening and widening, withfluidity and hybridization, as observed by Moraes (2020). This work presents some of thesecontributions, with the purpose of recording and disseminating what was done by Design courses anddepartments of public universities and federal institutes in the early months of the pandemic. Theactions carried out involved education, design practices, social responsibility and a collaborativenetwork, being part of a more complex system, producing according to Morin (1996, p.274) "a tangleof actions, interactions and feedback".

Palavras-chave: Pandemia de COVID-19; design; universidades públicas; institutos federais,

Palavras-chave: Pandemic of OVID-19; design; public universities; federal institutes,

DOI: 10.5151/cid2020-45

Referências bibliográficas
  • [1] ANDERSON, R. M.; HEESTERBEEK, H.; KLINKENBERG, D.; HOLLINGSWORTH, T. D. How will countrybased mitigation measures influence the course of the COVID-19 epidemic? The Lancet, London, v. 395, n.10228, p. 931-934, 2020.
  • [2] BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil confirma primeiro caso da doença. Disponível em: Acesso em: 6 abr. 2020a.
  • [3] BRASIL. Ministério da Educação. Portal Coronavírus – Monitoramento nas Instituições de Ensino. Disponível em: Acesso em: 12 ago. 2020b.
  • [4] BRASIL. Agência Brasil. Brasil registra mais de 100 mil mortes por covid-19. Disponível em: Acesso em: 10 ago. 2020c.
  • [5] FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – FIOCRUZ. Desigualdade social e econômica em tempos de Covid-19. Disponível em: Acesso em: 4 ago. 2020a.
  • [6] FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ – FIOCRUZ. A importância de um sistema de saúde público e universal no enfrentamento à epidemia. Disponível em: Acesso em: 4 ago. 2020b.
  • [7] GEOCOMBATE. Grupo de pesquisa GeoCombate Covid-19 BA. Disponível em: Acesso em: 10 ago. 2020.
  • [8] INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCE. UFC e IFCE criam pia portátil para pessoas em situação de rua. Disponível em: Acesso em: 10 ago. 2020.
  • [9] INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA – IFSC. Câmpus Araranguá vai produzir cinco mil máscaras para doação a trabalhadores de serviços essenciais. Disponível em: Acesso em: 10 ago. 2020.
  • [10] INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – IFSEMG. Projeto do Campus Muriaé doa 3 mil máscaras para a Prefeitura. Disponível em: Acesso em: 10 ago. 2020.
  • [11] MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade – Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Cadernos do Grupo de Altos Estudos, v.1. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
  • [12] MEDEIROS, C. C.; MAASS, M. C. Responsabilidade social e educação em design: autonomia frente a complexidade dos fenômenos humanos na contemporaneidade. DAT Design, Art and Technology Journal. São Paulo, v.5 n.2 p. 39-52, 2020.
  • [13] MORAES, D. Fenomenologia do design contemporâneo. DAT Design, Art and Technology Journal. São Paulo, v.5 n.2 p. 7-24, 2020.
  • [14] MORIN, E. Epistemologia da complexidade. In: SCHNITMAND, D. F. Org. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed, 1996. p. 274-286.
  • [15] ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – OMS/WHO. Novel Coronavirus – China. Disponível em: Acesso em: 6 abr. 2020a.
  • [16] ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – OMS/WHO. Situation Report 1. Genebra: OMS/WHO, 2020b.
  • [17] ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – OMS/WHO. Situation Report 31. Genebra: OMS/WHO, 2020c.
  • [18] ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – OMS/WHO. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19. Disponível em: Acesso em: 6 abr. 2020d.
  • [19] ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – OMS/WHO. Shortage of personal protective equipment endangering health workers worldwide. Disponível em: Acesso em: 1 ago. 2020e.
  • [20] PRETERIDO por fornecedores, Brasil entra em corrida contra o relógio para obter material médico contra coronavírus. El País – Brasil, 20 Disponível em: Acesso em: 2 ago.20
  • [21] UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP. Protetor facial COVID-19. Disponível em: Acesso em: 3 ago. 2020.
  • [22] UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS – UEMG. Trama pela Vida. Disponível em: Acesso em: 2 ago. 2020.
  • [23] UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ. COVID-19: Iniciativas a respeito do Projeto #ESDIUERJquarentena. Disponível em: Acesso em: 4 ago. 2020.
  • [24] UNIVERSIDADE FEDERAL DE BRASÍLIA – UNB. Unidas contra a Covid-19, UnB e Brasília celebram aniversário neste 21 de abril. Disponível em: Acesso em: 2 ago. 2020.
  • [25] UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS – UFG. Projeto EPI-UFG. Disponível em Acesso em: 3 ago. 2020.
  • [26] UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG. Jogo desenvolvido na Faculdade de Medicina testa conhecimentos sobre a Covid-19. Disponível em: Acesso em: 3 ago. 2020.
  • [27] UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – UFPR. Rede Combate COVID-19. Disponível em: Acesso em: 5 ago. 2020.
  • [28] UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI. Coronavírus: Curso de Moda produzirá mais de 10 mil máscaras para HU-UFPI. Disponível em: Acesso em: 2 ago. 2020.
  • [29] UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS. Extensão em destaque: Projeto Trama. Disponível em: Acesso em: 3 ago.2020
Como citar:

Oliveira, Lorena Gomes Ribeiro de; "Design em tempos de pandemia: contribuições deuniversidades públicas e institutos federais", p. 576-586 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-45

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações