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DESIGN EM JOGO: COCRIAÇÃO, PROTOTIPAGEM E TANGIBILIZAÇÃO DE FUTUROS POSSÍVEIS

Noronha, Raquel Gomes ; Caracas, Luciana Bugarin ; Guimarães, Márcio Soares ; Farias, Bruno Serviliano Santos ; Ribeiro, Ilmarana Caroline Marques ; Sá, Larissa de Tássia Gomes Passos de ;

Artigo Completo:

Neste artigo, visamos a contribuir para a discussão sobre o uso de jogos e a prototipação de cenários como forma de construção coletiva de projetos de design, envolvendo as partes interessadas na questão. Conciliar pontos de vistas muitas vezes discrepantes é um desafio empreendido por quem se dedica a projetar em parceria, considerando as experiências vivenciadas e as cosmovisões dos stakeholders implicados no processo. Apresentaremos estudos de caso em que a teoria sobre jogos, ludicidade, prototipagem, codesign são discutidas à luz das reflexões sobre as atualizações do papel do designer como mediador de processos culturais e tangibilizador de ferramentas de materialização, em parceria com os atores envolvidos em tais questões.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Jogos mediativos; codesign; prototipagem; ferramentas; imaginação.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0291

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Como citar:

Noronha, Raquel Gomes; Caracas, Luciana Bugarin; Guimarães, Márcio Soares; Farias, Bruno Serviliano Santos; Ribeiro, Ilmarana Caroline Marques; Sá, Larissa de Tássia Gomes Passos de; "DESIGN EM JOGO: COCRIAÇÃO, PROTOTIPAGEM E TANGIBILIZAÇÃO DE FUTUROS POSSÍVEIS", p. 3384-3396 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0291

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