Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
DESIGN EM JOGO: COCRIAÇÃO, PROTOTIPAGEM E TANGIBILIZAÇÃO DE FUTUROS POSSÍVEIS
DESIGN EM JOGO: COCRIAÇÃO, PROTOTIPAGEM E TANGIBILIZAÇÃO DE FUTUROS POSSÍVEIS
Noronha, Raquel Gomes; Caracas, Luciana Bugarin; Ribeiro, Ilmarana Caroline Marques; Sá, Larissa de Tássia Gomes Passos de; Guimarães, Márcio Soares; Farias, Bruno Serviliano Santos
Artigo Completo:
Neste artigo, visamos a contribuir para a discussão sobre o uso de jogos e a prototipação de cenários como forma de construção coletiva de projetos de design, envolvendo as partes interessadas na questão. Conciliar pontos de vistas muitas vezes discrepantes é um desafio empreendido por quem se dedica a projetar em parceria, considerando as experiências vivenciadas e as cosmovisões dos stakeholders implicados no processo. Apresentaremos estudos de caso em que a teoria sobre jogos, ludicidade, prototipagem, codesign são discutidas à luz das reflexões sobre as atualizações do papel do designer como mediador de processos culturais e tangibilizador de ferramentas de materialização, em parceria com os atores envolvidos em tais questões.
Neste artigo, visamos a contribuir para a discussão sobre o uso de jogos e a prototipação de cenários como forma de construção coletiva de projetos de design, envolvendo as partes interessadas na questão. Conciliar pontos de vistas muitas vezes discrepantes é um desafio empreendido por quem se dedica a projetar em parceria, considerando as experiências vivenciadas e as cosmovisões dos stakeholders implicados no processo. Apresentaremos estudos de caso em que a teoria sobre jogos, ludicidade, prototipagem, codesign são discutidas à luz das reflexões sobre as atualizações do papel do designer como mediador de processos culturais e tangibilizador de ferramentas de materialização, em parceria com os atores envolvidos em tais questões.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0134
Referências bibliográficas
- [1] BRANDT, Eva et al. Formating Design Dialogues – Games and Participation. In: BINDER, T; BRANDT, E; GREGORY, J. (guest editors). CoDesign – International Journal of CoCreation in Design and the Arts, Volume 4, Number 1, pp. 51-64. Taylor & Francis. March, 2008.
- [2] GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
- [3] GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis, Ed. Vozes, 2011.
- [4] GUNN, Wendy; OTTO, Ton; SMITH, Rachel Charlotte (eds). Design anthropology: theory and practice. London, New York: Bloomsbury, 2013.
- [5] HALSE, Joachin; BRANDT, Eva; CLARK, Brendon; BINDER, Thomas. Rehearsing the future. The Danish Design School Press: Copenhagen, 2010.
- [6] KASTRUP, Virgínia; BARROS, Regina Benevides de. Movimentos-funções do dispositivo na prática da cartografia. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana de. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2014. 207 p.
- [7] MANZINI, Ezio. Design, when everybody designs. An introduction to Design for Social Innovation. The MIT Press: Cambridge/London, 2015.
- [8] MARTINS, Fernanda O.; SILVA, Sâmia. Identidade & Sustentabilidade: a abordagem participativa em design como ferramenta de reflexão sobre a Identidade de associações de base comunitária. Disponível em: <http://livrozilla.com/doc/1650941 /identidade-and-sustentabilidade--a-abordagem-participativa-em>. Data de acesso: 05/04/2016.
- [9] NORONHA, R. Do centro ao meio: um novo lugar para o designer. São Luís: Anais do P&D, 2012.
- [10] ___________. O designer e a produção de sentido na construção de iconografias. In: BRASIL, R. (org). A imagem na idade mídia. São Luís, EDUFMA: 2010.
- [11] PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana de. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2014. 207 p.
- [12] PATROCÍNIO, Gabriel. Design e os países em desenvolvimento: a dialética entre o design para a necessidade e o design para o desenvolvimento. In: PATROCÍNIO, Gabriel; NUNES, José Mauro. Design e desenvolvimento 40 anos depois. São Paulo: Blucher, 2015.
- [13] SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos: principais conceitos. v. 1. São Paulo: Blucher, 2012.
Como citar:
Noronha, Raquel Gomes; Caracas, Luciana Bugarin; Ribeiro, Ilmarana Caroline Marques; Sá, Larissa de Tássia Gomes Passos de; Márcio James Soares Guimarães; Bruno Serviliano; "DESIGN EM JOGO: COCRIAÇÃO, PROTOTIPAGEM E TANGIBILIZAÇÃO DE FUTUROS POSSÍVEIS", p-1580-1592.
In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0134
últimos 30 dias
171
downloads
1
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - DESIGN EM JOGO: COCRIAÇÃO, PROTOTIPAGEM E TANGIBILIZAÇÃO DE FUTUROS POSSÍVEIS JO - Blucher Design Proceedings VL - 2 IS - 9 SP - 1580 EP - 1592 PY - 2016 T2 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design AU - , , , , , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0134 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/design-em-jogo-cocriao-prototipagem-e-tangibilizao-de-futuros-possveis-24370 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Noronha20144,
title="DESIGN EM JOGO: COCRIAÇÃO, PROTOTIPAGEM E TANGIBILIZAÇÃO DE FUTUROS POSSÍVEIS",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="2",
number="9",
pages="1580 - 1592",
year="2016",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0134",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/design-em-jogo-cocriao-prototipagem-e-tangibilizao-de-futuros-possveis-24370",
author="Raquel Gomes Noronha", "Luciana Bugarin Caracas", "Ilmarana Caroline Marques Ribeiro", "Larissa de Tássia Gomes Passos de Sá", "Márcio Soares Guimarães", "Bruno Serviliano Santos Farias",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Raquel Gomes Noronha, Luciana Bugarin Caracas, Ilmarana Caroline Marques Ribeiro, Larissa de Tássia Gomes Passos de Sá, Márcio Soares Guimarães, Bruno Serviliano Santos Farias, DESIGN EM JOGO: COCRIAÇÃO, PROTOTIPAGEM E TANGIBILIZAÇÃO DE FUTUROS POSSÍVEIS, Blucher Design Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 1580-1592, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0134 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/design-em-jogo-cocriao-prototipagem-e-tangibilizao-de-futuros-possveis-24370) Palavras-chave:: ;