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Design editorial de material didático para o auxílio da alfabetização bilíngue de crianças surdas

Editorial design of didactic material to help deaf children with bilingual literacy

Rodrigues, Bruna ; Paes, Catarina ; Araújo, Germana Gonçalves G. de ; Lima, Raquel P. de ;

CONGIC:

Este artigo aborda o desenvolvimento de um material didático ilustrado voltado para a educação de crianças surdas, elaborado em um TCC do curso de Design da UFS. O estudo partiu da necessidade de crianças surdas em fase inicial de aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na instituição educacional IPAESE. Numa perspectiva exploratória, a pesquisa, de caráter qualitativo, iniciou com entrevistas direcionadas aos professores especializados na educação de surdos da instituição. Em seguida, sob os preceitos do Design Participativo, foi desenvolvido um estudo de caso com as crianças surdas, o qual propiciou a elas poder de escolha sobre a linguagem das informações desenhadas para compor o material didático em processo de elaboração. Para a configuração gráfica do material didático auxiliar, também foram utilizados os fundamentos do Design Editorial. Como resultado, foi produzida uma cartilha ilustrada direcionada para a alfabetização bilíngue em Libras e Língua Portuguesa para crianças surdas. O material foi planejado levando em consideração aspectos como a acessibilidade, a usabilidade e a adequação pedagógica.

CONGIC:

This article discusses the development of an illustrated didactic material aimed at the education of deaf children, elaborated in a final project for UFS Design course. The study started from the need of deaf children in the initial phase of acquiring the Brazilian Sign Language (Libras) at the educational institution IPAESE. From an exploratory perspective, the research, of a qualitative nature, began with interviews directed at the institution's teachers who are specialized in education of the deaf. Then, under the precepts of Participatory Design, the deaf children participated in a case study, which provided them with the power to choose the language of the information designed to compose the didactic material in process. The graphic configuration of the auxiliary teaching material followed fundamentals of Editorial Design. The result was the production of an illustrated booklet aimed at bilingual literacy in Libras and Portuguese for deaf children. The material plan has taken into account aspects such as accessibility, usability and pedagogical adequacy.

Palavras-chave: design editorial, design participativo, alfabetização bilíngue, crianças surdas,

Palavras-chave: editorial design, participatory design, bilingual literacy, deaf children,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-142_646865

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Como citar:

Rodrigues, Bruna; Paes, Catarina; Araújo, Germana Gonçalves G. de ; Lima, Raquel P. de ; "Design editorial de material didático para o auxílio da alfabetização bilíngue de crianças surdas", p. 1991-2003 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-142_646865

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