Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design editorial: construção de um livro infantil escrito e ilustrado por uma criança

Editorial design: construction of a child's book written and illustrated by a child

Santos, Débora Rodrigues dos ; Silva, Cicero Reginaldo Farias da ; Araújo, Manoel Deisson Xenofonte de ;

Artigo completo:

Este projeto consiste na diagramação de um livro infantil, considerando seus elementos visuais e textuais: tipografia, ilustrações, cores, formato, a partir da proposta literária de um autor de 5 anos de idade, meu filho. Partimos da problemática de como o design pode contribuir na construção de um livro infantil, visando torná-lo interativo para o público em questão, propiciando um mundo de ludicidade às crianças e contribuindo para estimular a leitura na infância. Percebemos que o livro infantil vai além do seu objetivo de contar histórias, pois pode comunicar também através do material e das estruturas cromáticas, tipográficas e estilísticas, independentemente das palavras, podendo levar a criança a manusear, sentir, e ter uma melhor interação com o mesmo.

Artigo completo:

This project consists of the diagramming of a children's book, considering its visual and textual elements: typography, illustrations, colors, format, from the literary proposal of a 5-year-old author, my son. We begin from the problematic of how the design can contribute in the construction of a children's book, aiming to make it interactive for the public in question, providing a world of playfulness to children and helping to stimulate the habit of reading in childhood. We realize that the goal of a children's book goes beyond their aim of telling stories, because they can communicate through material and chromatic, typographic and stylistic structures, independently of words, and can lead children to handle, feel, and have a better interaction with the one.

Palavras-chave: design gráfico, design editorial, ilustração, literatura infantil,

Palavras-chave: graphic design, editorial design, illustration, children's literature,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-6.0013

Referências bibliográficas
  • [1] Barbieri, S. (2012). Interações: onde está a arte na infância?. Josca Ailine Baroukh, coordenadora; Maria Cristina Carapeto Lavrador Alves, organizadora. São Paulo: Blucher.
  • [2] Collaro, A. C. (2007) Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
  • [3] Crotti, E., & Magni, A. (2011). Garatujas Rabiscos e Desenhos: A Linguagem Secreta das Crianças. São Paulo, SP: Editora Isis.
  • [4] Hofmann, C. V. (2012). O papel do design gráfico na construção de um livro infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI. Ijuí. Disponível em: . Acessado em: 10/out/2017.
  • [5] Linden, S. V. D. (2011). Para ler o livro ilustrado. Tradução: Dorothèe de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify.
  • [6] Powers, Alan. (2008). Era uma vez uma capa. Tradução: Otacílio Nunes. São Paulo: Cosac Naify.
  • [7] Romani, E. (2011). Design do livro-objeto infantil. Dissertação. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – USP. São Paulo.
  • [8] Silva, A. P. N. (2016). A palavra bem almoçada. Design de um livro-objeto lúdico infantil. Monografia. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Disponível em: https://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2940 Acessado em: 10/out/2017.
Como citar:

Santos, Débora Rodrigues dos; Silva, Cicero Reginaldo Farias da; Araújo, Manoel Deisson Xenofonte de; "Design editorial: construção de um livro infantil escrito e ilustrado por uma criança", p. 2524-2532 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-6.0013

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações