Artigo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN E MUSICOTERAPIA: APROXIMAÇÕES EM UM PROCESSO PARTICIPATIVO

Bruno, Natalia Chaves ;

Artigo:

O presente artigo tem por objetivo apresentar a união do design e a musicoterapia no processo de desenvolvimento de um produto como projeto de conclusão do curso de Design na PUC-Rio, resultado da parceria entre a pesquisadora e a musicoterapeuta Ana Sheila Tangarife no IPCEP(Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional). No artigo é apresentado o caminho percorrido que permitiu unir essas duas áreas do conhecimento a fim de gerar, a partir desse encontro, um objeto que valorizasse o contexto musicoterápico assim como as pessoas ali envolvidas. Os objetos desenvolvidos, vestimentas musicais interativas, não estavam pré-definidos antes dos encontros, mas foram formados a partir da vivência nas sessões de musicoterapia. Segundo relatos da musicoterapeuta, o processo e as vestes trouxeram desenvolvimento na área musical, motora e vocal para os pacientes.

Artigo:

Palavras-chave: design participativo, design de interação, musicoterapia, vestimentas, deficiência intelectual,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01003

Referências bibliográficas
  • [1] COUTO, Rita. O ensino da disciplina de Projeto Básico sob o enfoque do Design Social. Rio de Janeiro: Departamento de Educação PUC-Rio. 199 Dissertação (mestrado)
  • [2] COUTO, Rita Maria ET alii. Desenho Social: por uma metodologia participativa, IV Congresso da Associação Latino-Americana de Desenho Indutrial, Havana, Cuba, 1989
  • [3] DIAS, Carla e CORTES, Carlos André. Design Social ou Design Participativo:uma experiência de ensino. 4º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2007 (disponível:http://cursos.faberludens.com.br/file.php/37/Design_Social_ou_Design_participativo_uma_experi_EAncia_de_85.pdf acesso: 25/7/2012)
  • [4] FEUERSTEIN, R. and cols. – Don’t accept me as I am- helping “retarded” people to excel. New York: Plenum Press,1989.
  • [5] PACHECO, Heliana Soneghet. O Design e o Aprendizado:Barraca:quando o design social deságua no desenho coletivo.Rio de Janeiro. Departamento de Artes PUC-Rio. 1996. Dissertação (mestrado)
  • [6] TANGARIFE, Ana Sheila. Relatório Final de Pesquisa (2010-2012). Rio de Janeiro. 2012
Como citar:

Bruno, Natalia Chaves; "DESIGN E MUSICOTERAPIA: APROXIMAÇÕES EM UM PROCESSO PARTICIPATIVO", p. 980-991 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01003

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações