Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design e literatura digital interativa bilíngue

Design and interactive digital literature bilingual

Couto, Rita; Portugal, Cristina; Jordy, Eliane; Correia, Ana; Alram, Felipe;

Artigo Completo:

O artigo relata o processo de projeto de um livro interativo em formato digital bilíngue (Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e Português) por meio de uma investigação que engloba relações entre o Design, a Educação e a Tecnologia. O livro tem por público alvo crianças surdas, mas pode também interessar igualmente crianças ouvintes, em função dos recursos de interatividade e da narração da história em duas línguas. O artigo apresenta um resumo da metodologia que norteia a pesquisa, contemplando o estudo de similares, a síntese da fundamentação teórica e os primeiros esboços de ilustração de personagens e cenários, bem como as opções iniciais de trilha sonora. Com o projeto aqui relatado almeja-se desenvolver, sob a perspectiva do Design, meios que possibilitem o conhecimento sobre as necessidades e potencialidades de crianças surdas, estimulando seu desenvolvimento e, com isso, propondo uma reflexão sobre as condições de inclusão educacional e de participação social de crianças surdas na sociedade

Artigo Completo:

The article describes the design process of an interactive book on bilingual digital format (Brazilian Sign Language - Libras and Portuguese) through an investigation that encompasses relations between Design, Education and Technology. The book has as target audience deaf children, but can also equally interest listener children, according to the interactivity features and the story in two languages. The article presents a summary of the methodology that guides the research, contemplating studies of similar objects, the synthesis of theoretical foundation and the first sketches of illustrations of the characters and scenarios, as well as the initial options soundtrack. The reported project aims to develop, from the perspective of design, strategies that enable knowledge about needs and potential of deaf children, encouraging their development and, therefore, proposing a reflection on the conditions of educational inclusion and participation social of deaf children in society

Palavras-chave: design, educação, tecnologia, narrativa, inclusão, design, education, technology, narrative, inclusion,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_28

Referências bibliográficas
  • [1] ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1999.
  • [2] ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas - CAT. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/. Acesso 02 jan. 2013.
  • [3] BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1987.
  • [4] BELLONI, M. L.; SUBTIL, M. J. Dos audiovisuais à multimídia: análise histórica das diferentes dimensões de uso dos audiovisuais na escola. In: Maria Luiza Belloni. (Org.). A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Loyola, 2002, p. 27-46
  • [5] BRESCIA, F. Literatura em Libras estimula inclusão e desenvolvimento de crianças surdas. G1. 12/10/2011 14h38 - http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/10/literatura-em-libras-estimula-inclusao-e-desenvolvimento-de-criancas-surdas.html
  • [6] BURDEK, B. E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 200
  • [7] COUTO, R. M. S.; et al. Interactive digital book for deaf and listener children. In: EDULEARN14, the 6th annual International Conference on Education and New Learning Technologies. Barcelona: IATED Digital Library, 2014.
  • [8] GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 1987.
  • [9] MURRAY, J. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no Ciberespaço. SP: Itaú Cultural-UNESP, 2003.
  • [10] PORTUGAL, C. Design, Educação e Tecnologia (online – www.design-educacao-tecnologia.com). Rio de Janeiro: Rio Books, 2013.
  • [11] PORTUGAL, C.; et al. Proposta de livro interativo digital para crianças surdas. In: IV Simpósio de Pós-Graduação em Design (SPPG Design 2013), 2013, Bauru/SP. Anais do IV Simpósio de Pós-Graduação em Design (SPPG Design 2013). Bauru/SP, 2013.
  • [12] TEIXEIRA, D. e; et al.; "A sintaxe visual no design de interface do book app infantil treasure kai and the lost gold shark island", p. 79-91 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
  • [13] REILY, L. H. (2003). As imagens: o lúdico e o absurdo no ensino de arte para Pré-escolares surdos. In: I. R. Silva; S. Kauchakje Andamp; Z. M. Gesueli (Orgs.), Cidadania, Surdez e Linguagem: desafios e realidades. Cap. IX (pp.161-192).SP: Plexus Editora.
  • [14] VILCHES, L. A migração digital. São Paulo: Loyola, 2003.
  • [15] Vídeos
  • [16] Mike Matias: A próxima geração de livros digitais.. Disponívem em: http://www.ted.com/talks/mike_matas?language=pt-br. Acesso em 2 abr, 2014
  • [17] It''s the Great Pumpkin, Charlie Brown”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6-pDulUumXQ. Acesso em 10 abr, 2014
  • [18] “The Tale of Peter Rabbit” de Beatrix Potter. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Xo6ry2s53HU. Acesso em 10 abr, 2014
  • [19] “Our Choice” de Al Gore. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LV-RvzXGH2YAndamp;t=162; Acesso em 10 abr, 2014
  • [20] Debussy, Arabesque #1, Piano Solo (animation ver. 2). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A6s49OKp6aE. Acesso em 10 abr, 2014
Como citar:

Couto, Rita; Portugal, Cristina; Jordy, Eliane; Correia, Ana; Alram, Felipe; "Design e literatura digital interativa bilíngue", p. 603-613 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_28

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações