Artigo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN E INFÂNCIA: PROJETANDO PARA BRINCAR

Cotrim, Michelle de Alvarenga Pinto ; Ribeiro, Rita ;

Artigo:

Nota-se que o design de brinquedos contemporâneo está intimamente ligado ao conceito moderno de infância, bem como à percepção que temos quanto as crianças. Sabe-se que esta relação vem sendo construída ao decorrer do tempo e é fruto de uma intricada conjunção de fatores, sociais, econômicos, tecnológicos e culturais. O presente artigo propõe um panorama da interconexão entre estes elementos ao longo do século XX, através da seleção de alguns brinquedos, tendo como base para esta o conceito de blockbuster toy; bem como levando em consideração os movimentos modernos de Design, o contexto histórico no qual este brinquedos foram desenvolvidos, e as interferências à percepção da infância.

Artigo:

Note that the contemporary toy design is closely related to the modern concept of childhood as well as the perception that we have of children. It is known that this relationship has been built up over time and is the result of an intricate combination of social, economic, technological and cultural factors. This article provides an overview of the interrelationship between these elements throughout the twentieth century, by selecting some toys, based on the concept of blockbuster toy; and taking into account the movements of modern design, the historical context in which the toys were developed, and interference to the perception of childhood.

Palavras-chave: Infância, Design de Brinquedos, Cultura., Childhood, Toy Design, Culture.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00226

Referências bibliográficas
  • [1] ALLISON, A. Millennial Monsters: Japanese Toys and the Global Imagination. Berkeley: University of California: 2006.
  • [2] ARIÉS, P. História Social da Criança e da Família. (trad. Dora Flaksman) 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
  • [3] BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: J.Zahar, 2001.
  • [4] BRANZI, A. Educação e Espaço Relacional. In: CEPPI, G. ; ZINI,M. et al. (Org.) Crianças, Espaços, Relações: Como Projetar Ambientes para a Educação Infantil. Trad. Patricia Helena Freitag. São Paulo: Penso, 2013.
  • [5] BROWN,K. The British Toy Business: A History Since 1700. Londres:Hambledon, 1996.
  • [6] BYRNE,C. Toy Time!: From Hula Hoops to He-Man to Hungry Hungry Hippos: A Look Back at the Most- Beloved Toys of Decades Past . New York: Three Rivers Press, 2013.
  • [7] CENTURY..., Century of the child: Growing by Design. Disponível em: Andlt;http://www.moma.org/interactives/exhibitions/2012/centuryofthechildAndgt; Acesso em: 21 dez. 2013.
  • [8] CROSS, G. Kids'' Stuff: Toys and the Changing World of American Childhood. Cambridge: Harvard, 2001.
  • [9] FIELL,C., FIELL,P. Design do Século XX. Tradução João Bernardo Boléo. Köln:Tashen, 2005.
  • [10] FLEMING,D. Powerplay: Toy as Popular Culture. New York: Manchester, 1996.
  • [11] FRIEDMAN,T. O Mundo é Plano: uma Breve História do Século XXI. Tradução de Cristiana Serra S. Duarte. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
  • [12] FROEBEL. Brief History of the Kindergarten. Disponível em: Andlt;http://www.froebelgifts. com/history.htmAndgt; Acesso em: 20 dez. 2013.
  • [13] KLINE,S. Out of the Garden: Toys and Children´s Culture in the Age of TV Marketing. London: Verso, 1995.
  • [14] PHOENIX,W. Plastic Culture: How Japanese Toys Conquered the World. Tokyo: Kodansha, 2006.
  • [15] PROUT, A. The future of childhood. New York: Routledge Falmer, 2005. ROUSSEAU, J. , 1979. Emile: or On Education. Tradução Allan Bloom.
  • [16] RUSHKOFF, D. The Children of Chaos. Disponível em: Andlt;http://www.rushkoff.com/playi ng-the-future/Andgt;Acesso: 15 dez. 2013)
  • [17] SIROTA, David. Back to Our Future: How the 1980s Explain the World We Live in Now – Our Culture, Our Politics, Our Everything. New York: Ballantine, 2011.
  • [18] THOMAS,Susan . Buy,Buy Baby: How Consumerism Manipulates Parents and Harms Young Minds. New York: Houghton Mifflin Company, 2007
  • [19] VECCHIO,G. The Blockbuster Toy! How to Invent the Next Big Thing. Louisiana: Pelican, 2003.
Como citar:

Cotrim, Michelle de Alvarenga Pinto; Ribeiro, Rita; "DESIGN E INFÂNCIA: PROJETANDO PARA BRINCAR", p. 444-456 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00226

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações