Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design e identidade nos quadrinhos de Grande Sertão

Crossing: design and identity in the graphic novel Grande Sertão

COUTO, Daniela Martins Barbosa; RIBEIRO, Rita Aparecida da Conceição;

Artigo:

O design, percebido enquanto uma linguagem conforme Sudjic (2010), concedeu uma formasingular ao romance Grande Sertão: veredas ao adaptá-lo para graphic novel. Ao transportar osertão roseano para outro formato, a obra constrói outra identidade para o romance e para anarrativa e é a interação entre esses aspectos e o design, o foco da discussão aqui realizada. Orecorte se faz por meio de observações sobre o design gráfico e tem como referências Bonsiepe(2016) e Moraes et.al (2016), para a discussão sobre design e identidade; Ribeiro (2003), emrelação à comunicação visual e composição gráfica, e Benjamin (1987) no que se refere ànarrativa. O objeto de estudo é composto por quadrinhos da graphic novel Grande Sertão: veredas- adaptação da obra de João Guimarães Rosa (2014). Ao final do estudo, observou-se que aidentidade do sertão foi ressignificada pela construção de uma atmosfera que integrou a escritaroseana aos traços de personagens, cores, tons e curvas de rios e montanhas.

Artigo:

The design, perceived as a language according to Sudjic (2010), granted a singular form to thenovel Grande Sertão: veredas when adapting it for graphic novel. When transporting the roseansertao to another format, the work constructs another identity for the novel and for the narrativeand is the interaction between these aspects and the design, the focus of the discussion carriedout here. The cut is made through observations about graphic design and has as referencesBonsiepe (2016) and Moraes et.al (2016), for the discussion on design and identity; Ribeiro (2003),in relation to visual communication and graphic composition, and Benjamin (1987) regarding thenarrative. The object of study is composed by graphic novels Grande Sertão: veredas - adaptationof the work of João Guimarães Rosa (2014). At the end of the study, it was observed that theidentity of the sertão was re-signified by the construction of an atmosphere that integratedroseana writing with the character traits, colors, shades and curves of rivers and mountains.

Palavras-chave: Design, narrativa visual, graphic novel,

Palavras-chave: Design, visual narrative, graphic novel,

DOI: 10.5151/ped2018-4.2_ACO_28

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

COUTO, Daniela Martins Barbosa; RIBEIRO, Rita Aparecida da Conceição; "Design e identidade nos quadrinhos de Grande Sertão", p. 3294-3303 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.2_ACO_28

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações