Novembro 2021 vol. 9 num. 4 - I Seminário de Pesquisa PPGDesign

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design e gênero: o sexismo dentro do universo das relações capitalistas

Design e gênero: o sexismo dentro do universo das relações capitalistas

Oliveira, Maria Eliane de Andrade ; Cavalcanti, Virgínia Pereira ;

Artigo:

Este artigo discorre a respeito da discriminação direcionada as mulheres durante o desenvolvimento do capitalismo e os desdobramentos de uma divisão sexual do trabalho. Neste sentido, para melhor compreender o papel da mulher no período de transição do feudalismo para o capitalismo é que propomos uma análise a partir da obra, O calibã e a bruxa, da autora Silvia Federici. A revisão da obra é proposta a partir de uma perspectiva que considera as estruturas sociais e os aspectos históricos, que marcam as dinâmicas de consumo direcionadas a consumidores seguindo a binaridade de gênero. Pois, para entender o papel simbólico do consumo de “artefatos generificados” no espaço social, é necessário compreender os processos históricos que os determinam.

Artigo:

Este artigo discorre a respeito da discriminação direcionada as mulheres durante o desenvolvimento do capitalismo e os desdobramentos de uma divisão sexual do trabalho. Neste sentido, para melhor compreender o papel da mulher no período de transição do feudalismo para o capitalismo é que propomos uma análise a partir da obra, O calibã e a bruxa, da autora Silvia Federici. A revisão da obra é proposta a partir de uma perspectiva que considera as estruturas sociais e os aspectos históricos, que marcam as dinâmicas de consumo direcionadas a consumidores seguindo a binaridade de gênero. Pois, para entender o papel simbólico do consumo de “artefatos generificados” no espaço social, é necessário compreender os processos históricos que os determinam.

Palavras-chave: Design; Gênero; Capitalismo,

Palavras-chave: Design; Gênero; Capitalismo,

DOI: 10.5151/isspppgdesign-11

Referências bibliográficas
  • [1] BECCARI, M; RATI, B. Estereótipos de gênero e apelos retóricos no design gráfico um modelo de análise. Rio de Janeiro: Estudos em Design, 2020.
  • [2] BEAUVOIR, Simone de. Segundo Sexo, Vol.2: A Experiência Vivida, Difusão Europeia do Livro, 1967.
  • [3] CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blücher,2008.
  • [4] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo, UBU Editora,2016.
  • [5] FORTY, Adrian. Objetos de Desejo design e sociedade desde 1750. Cosac Naify,2007.
  • [6] FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
  • [7] MARGOLIN, Victor. Políticas do artificial: ensaios e estudos sobre design, Rio de Janeiro: Record, 2014.
  • [8] PRECIADO, Beatriz. Manifesto Contrassexual; tradução de Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: n-1 edições, 2014.
Como citar:

Oliveira, Maria Eliane de Andrade; Cavalcanti, Virgínia Pereira; "Design e gênero: o sexismo dentro do universo das relações capitalistas", p. 110-115 . In: Anais do I Seminário de Pesquisa PPGDesign . São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/isspppgdesign-11

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações