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Design e Fotografia: Relação e Aproximações

Design and Photography: Relations and approximations

SHIMODA, Flávio; OLIVEIRA, Mirtes Cristina Marins de; , ;

artigo:

Este artigo reúne um conjunto de apontamentos e reflexões, resultado parcial do desenvolvimento da pesquisa de uma tese de doutorado realizada junto ao Programa de Pos- Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi, Sobre as relações históricas e as aproximações teóricas possíveis de estabelecer Entre design e fotografia. Tomados como vocábulos cunhados no processo da revolução industrial dos séculos XVIII e XIX, para significar aspectos de uma nova realidade emergente, os termos revelam dimensões ideológicas engajadas ao processo de subsunção do trabalho ao capital, e consequentemente ao processo de dominação da paisagem e da cultura social e sobre o corpo e o pensamento dos sujeitos nas sociedades contemporâneas. A luz do pensamento de Vilém Flusser os termos design e fotografia são questionados em suas dimensões semânticas como processos fraudulentos contra a natureza e que anunciam um estágio de mudança na postura existencial do sujeito em sociedade.

artigo:

This article brings together a set of notes and reflections, a partial result of the research development of a doctoral thesis held at the Anhembi Morumbi University Graduate Program in Design onhistorical relations and the possible theoretical Approaches to establish between design and photography. Taken as words Coined in the process of the industrial Revolution of the eighteenth and Nineteenth centuries, to signify aspects of a new emergente reality, The terms reveal ideological dimensions engaged in the process of Subsumption of labor to capital, and consequently to the process Of domination of landscape and culture social and on the body And the thinking of the subjects in contemporary societies. The Light of Vilém Flusser's thinking the terms design and photography are questioned in their semantic dimensions as Fraudulent processes against nature and that announce a stage of change in The existential posture of the subject insociety.

Palavras-chave: design; fotografia; cultura e sociedade,

Palavras-chave: design; photography; culture and society,

DOI: 10.5151/ped2018-1.2_ACO_04

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

SHIMODA, Flávio; OLIVEIRA, Mirtes Cristina Marins de; , ; "Design e Fotografia: Relação e Aproximações", p. 64-76 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-1.2_ACO_04

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