Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Resumo - Open Access.

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Design e ergonomia no processo de alfabetização infantil

Design and ergonomics in the process of children's literacy

Araújo, Maíza Luíza Silva ; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque ; Furtado, Cássia Cordeiro ; Silva, Inez Maria Leite da ; , ;

Resumo:

O estudo busca aproximar ergonomia cognitiva, design e educação para o desenvolvimento de diretrizes na elaboração de jogos lúdicos, com o intuito de agregar aos processos de alfabetizaçãoinfantil. Visto que, o Brasil ainda luta para erradicar o analfabetismo, investir em políticas voltadas para a melhoria do sistema educacional, estimulando as habilidades cognitivas das crianças e as experiências do universo escolar, é fundamental, pois a educação é a chave da transformação. Por meio da ergonomia, pretende-se investigar a interação aluno- professor-salade aula e as lacunas que permeiam o ambiente educacional. A pesquisa é quali- quantitativa, de natureza aplicada e descritiva, contribuindo assim, para o estudo dos processos de alfabetização infantil.

Resumo:

The study seeks to approximate cognitive ergonomics, design, and education for the development of guidelines in the elaboration of ludic games with the intention of adding to the processes of children's literacy. Given that Brazil is still struggling to eradicate illiteracy, investing in policies to improve the educational system and stimulate children's cognitive skills and experiences in the school universe is fundamental, as education is the key to transformation. Ergonomics is intended to investigate student- teacher classroom interaction and the gaps that permeate the post-pandemic educational environment. The research is quali-quantitative, applied, and descriptive, thus contributing to the study of children's literacy processes.

Palavras-chave: design; ergonomia cognitiva; alfabetização; jogos lúdicos,

Palavras-chave: design; cognitive ergonomics; literacy; ludic games,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-93

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Como citar:

Araújo, Maíza Luíza Silva; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque; Furtado, Cássia Cordeiro; Silva, Inez Maria Leite da; , ; "Design e ergonomia no processo de alfabetização infantil", p. 1408-1410 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-93

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