Poster Resumo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: O PUC-RIO MAIS DE 50 E OUTROS SERVIÇOS PARA OS MAIORES DE 50 ANOS

Pereira, Mariana Peixoto Gonçalves ; Carmo, Maria Isabel Mariz May ; Betts, Bárbara Alves ; Damazio, Vera Maria Marsicano ;

Poster Resumo:

Esse trabalho tem como foco o "PUC mais de 50", serviço projetado com o fim de atender demandas identificadas em pesquisa de campo de base etnográfica realizada na casa de idosos moradores da Gávea, no Rio de Janeiro. Implantado em novembro de 2014, o PUC-Rio mais de 50 vem sendo realizado em parceria com professores e alunos de pós-graduação de distintos departamentos da PUC-Rio, sob a forma de atividades sobre arte e entretenimento; atualidades e conhecimentos gerais; bem-estar e espiritualidade; oficinas digitais e empreendedorismo e educação financeira. Dentre os objetivos deste trabalho, está a busca, a análise e a organização de acervo de outras iniciativas de empresas privadas e públicas em prol do envelhecimento saudável. Para isso, foram realizadas buscas na internet a partir do cruzamento de palavras-chave em português e inglês relacionadas aos temas: envelhecimento, serviços e a atividade do design. Este pôster apresentará duas iniciativas: a primeira é o programa Itaú Viver Mais, que tem como objetivo "promover a atividade física e cultural, novas amizades e a convivência em sociedade das pessoas acima de 55 anos" e oferece atividades físicas e socioculturais gratuitas para correntistas e não correntistas nas seguintes cidades do Brasil: São Paulo, Taboão da Serra, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Niterói, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Brasília. O programa publica, também, uma revista virtual chamada "O Melhor do Viver Mais", que trata de assuntos diversos sobre envelhecimento saudável. A segunda iniciativa apresentada é o projeto da Secretaria Municipal de Envelhecimento Ativo, Resiliência e Cuidado (SEMEARC) do Rio de Janeiro, as Casas de Convivência e Lazer, que oferecem atividades diversas de 2ª a 6ª feira nos horários de tanto a tanto. Esta iniciativa conta hoje com casas localizadas em seis municípios, e tem como objetivo proporcionar um envelhecimento ativo e saudável aos moradores idosos e combater o isolamento social comum às pessoas dessa faixa etária. As notícias sobre as atividades realizadas nas Casas de Convivência e Lazer e do projeto são veiculadas por meio da revista "Da Casa". O levantamento e avaliação de iniciativas em prol do envelhecimento ativo vem sendo de grande importância para a continuidade do projeto “PUC-Rio mais de 50” e pode favorecer produtivos desdobramentos em parceria.

Poster Resumo:

Palavras-chave: design social; design emocional; envelhecimento ativo; educação continuada,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0515

Referências bibliográficas
Como citar:

Pereira, Mariana Peixoto Gonçalves; Carmo, Maria Isabel Mariz May; Betts, Bárbara Alves; Damazio, Vera Maria Marsicano; "DESIGN E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: O PUC-RIO MAIS DE 50 E OUTROS SERVIÇOS PARA OS MAIORES DE 50 ANOS", p. 5587-5588 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0515

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações